Compostos fenólicos e sabor amargo de azeites virgens

Data

2007

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Os compostos fenólicos hidrofilicos são os principais antioxidantes naturais presentes no azeite virgem e influenciam as suas características sensoriais, nutricionais e benéficas para a saúde. Os compostos fenólicos dos azeites Galega e Azeiteira foram analisados por cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). A extracção fenólica foi feita por extracção líquido-líquido (LLE) e os analitos detectados por díodos (DAD), λ = 278, 283 e 292 nm. Outro objectivo deste trabalho foi a determinação do composto fenólico responsável pelo sabor amargo dos azeites virgens. A intensidade deste parâmetro foi determinada pela absorvância a 225 nm. O hidroxitirosol e o tirosol foram os compostos maioritários presentes nas cultivares portuguesas. Os teores de tirosol e luteolina permitem afirmar que os azeites Galega e Azeiteira djferem significativamente. O valor de K225 foi correlacionado com a área de um pico desconhecido presente em todos os azeites e encontrou-se o coeficiente R2 = 0,7.

Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25751TFCEBA.

Palavras-chave

Compostos fenólicos , Azeite virgem , HPLC , LLE , K225

Citação

NUNES, André Clemente Ferreira (2007) - Compostos fenólicos e sabor amargo de azeites virgens. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.