Implementação de um sistema de rastreabilidade numa empresa transformadora de carnes
Ficheiros
Data
2007
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O funcionamento das empresa alimentares pode ficar condicionado se não for possível detectar a origem dos produtos.
A rastreabilidade entrou em vigor como uma obrigatoriedade da Comissão Europeia desde 1 de Janeiro de 2005, e desde então as empresas têm de dispor deste requisito. A crescente modernização, levou a Salsicharia da Gardunha, Lda, a pensar numa maneira mais eficiente para fazer frente a esta exigência. A resposta foi a implementação do programa informático Traziber de Rastreabilidade capaz dar os lotes, usando primeiro aquele que tiver menor validade, aplicando a regra FIFO.
O programa Traziber em sintonia com o programa de facturação Next, cumprem toda a exigência legal estipulado, conseguindo-se sempre associar a um lote qual o fornecedor das matérias-primas e qual o destinatário final.
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25805TFCEBA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25805TFCEBA.
Palavras-chave
Rastreabilidade , Traziber , Lote , Código de barras
Citação
CANÁRIO, Paula Adriana Poço (2007) - Implementação de um sistema de rastreabilidade numa empresa transformadora de carnes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.