Título: Estudo da incorporação de esteróis vegetais e insulina em produtos cárneos fermentados
Autor: Silva, Ana Sofia Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Sárraga, Cármen
Díaz, Isabel
Garcia, José António
Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Palavras-chave: Alimentos funcionais e colesterol
Esteróis vegetais e insulina
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Ana Sofia Gomes (2007) - Estudo da incorporação de esteróis vegetais e insulina em produtos cárneos fermentados. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Cada vez mais a indústria alimentar sente necessidade de fabricar produtos, que para além de irem ao encontro das necessidades do consumidor, sejam acrescidos em benefícios funcionais, uma vez que, dado o actual estilo de vida, a dieta é geralmente desequilibrada, sendo maioritariamente composta por gordura saturada e pobre em fibras. Sendo as doenças cardiovasculares a maior causa de morte a nível mundial, e estando a hipercolesterolémia fortemente relacionada com as mesmas, o desenvolvimento de novos produtos alimentares com actividade hipocolesterolémica vem ajudar na regulação dos níveis de colesterol plasmático. Os enchidos fortemente apreciados pela população mediterrânea, possuem uma elevada percentagem de gordura saturada, a qual contribui para o acréscimo do colesterol plasmático. Como tal, o principal objectivo deste trabalho foi produzir enchidos semelhantes aos tradicionais, porém com valor nutricional acrescido por incorporação de esteróis vegetais e/ou fibra alimentar (inulina), os quais possuem actividade hipocolesterolémica denominando-se assim por alimentos funcionais. Para tal, a determinação analítica para a quantificação de esteróis vegetais e fibra alimentar nos referidos enchidos foi realizada através de cromatografia gasosa com detector de ionização por chama (GC-FID) e cromatografia líquida a alta pressão com detector de índice de refracção (FIPLC-IR), técnicas estas que se mostraram sensíveis a determinações desta natureza. A nível tecnológico o melhoramento nutricional destes enchidos mostrou-se viável, tanto por incorporação de esteróis vegetais, como de inulina.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25756TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/598
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_SIL.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.