Título: Materiais de referência para a análise de fósforo em géneros alimentícios
Autor: Abrantes, Cátia Filipa Neves
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Silva, Isabel Cristina Castanheira e
Palavras-chave: NP EN ISO 17025:2005
Guia TSO 34
Ensaio de homogeneidade
Ensaio de estabilidade
Material de referência
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: ABRANTES, Cátia Filipa Neves (2007) - Materiais de referência para a análise de fósforo em géneros alimentícios. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: A norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 reúne os requisitos gerais que os laboratórios de ensaio e/ou calibração devem respeitar para que evidenciem perante terceiros a sua competência e para que os resultados obtidos sejam considerados válidos. Por sua vez o Guia. ISO 34 permite a elaboração de procedimentos de ensaio adequados á produção de materiais de referência. No presente trabalho desenvolveram-se procedimentos de ensaio de homogeneidade e estabilidade adequados para a avaliação de fósforo em diferentes géneros alimentícios, nomeadamente alho em pó, leite em pó e diversos chás de forma a constituírem materiais de referência. A metodologia analítica para análise nos alimentos do teor de fósforo foi a espectrofotometria UV/ Vis. O tratamento estatístico de resultados permite concluir que todas as matrizes estudadas são homogéneas e estáveis, durante o período de tempo estudado, constituindo assim um bom material de referência para a análise de fósforo.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25682TFCBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/593
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAT_ABR.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.