Título: Acompanhamento da implementação da Norma ISO 22000:2005
Autor: Jesus, Débora Vanessa Castro de
metadata.dc.contributor.advisor: Grossmann, Sofia Alexandra Rocha Duarte
Matos, Ana Cristina Outeiro Correia de
Palavras-chave: Perigos
HACCP
Leite desnatado
Nata
Semi-Elaborados
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: JESUS, Débora Vanessa Castro de (2007) - Acompanhamento da implementação da Norma ISO 22000:2005. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: A realização deste trabalho teve como objectivo a monitorização de potenciais perigos no processo de fabrico de iogurtes na unidade fabril da Danone Portugal, S.A., situada em Castelo Branco, com a finalidade de integrar a avaliação de riscos. Neste estudo deu-se maior importância às zonas de recepção de leite, normalização e processos, visto serem as zonas em que é necessário um maior controlo dos ingredientes, nomeadamente leite desnatado e nata na recepção de leite, semi-elaborados na normalização e os semi-elaborados após pasteurização nos processos. A revisão do estudo HACCP teve como objectivo verificar se este ainda se mantém apropriado ou se é necessário efectuar alterações, deste modo, procedeu-se a uma actualização dos potenciais perigos físicos, químicos e particularmente os perigos biológicos que podem ocorrer ao longo do processo de fabrico do iogurte. Desenvolveram-se várias acções, cujo objectivo foi definir tempos e temperaturas de armazenamento para o leite desnatado, nata, semi-elaborados e semi-elaborados pasteurizados. As análises efectuadas tinham como objectivo determinar o número total de microrganismos, por contagem de colónias num meio de cultura sólido, após incubação a 30°C em aerobiose. As acções desenvolvidas possibilitaram um maior controlo ao nível microbiológico através da definição de tempos de stock para os vários ingredientes a uma temperatura de 6 °C, contribuindo para uma melhor qualidade, higiene e segurança do produto final.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25674TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/590
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DEB_JES.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.