Título: Estudo HACCP numa empresa de corte e embalamento de produtos hortícolas
Autor: Martins, Patrícia Salvado
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Ribeiro, Catarina
Palavras-chave: Sistema HACCP
Análise de perigos
Pontos críticos de controlo
Segurança alimentar
Pré-requisitos
Abóbora
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARTINS, Patrícia Salvado (2007) - Estudo HACCP numa empresa de corte e embalamento de produtos hortícolas. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O Sistema HACCP baseia-se na análise de perigos, identificação de pontos críticos de controlo e respectivas medidas de controlo com o objectivo de garantir a segurança alimentar para consumidor. No presente trabalho, foi realizado o estudo HACCP numa empresa de corte e embalamento de produtos hortícolas. A realização do estudo passa pelo cumprimento de pré-requisitos segundo o Regulamento (CE) n.° 852/2004, que dizem respeito a um conjunto de medidas e regras gerais de higiene dos géneros alimentícios. Após a contemplação dos pré-requisitos, procedeu-se ao estudo HACCP propriamente dito, identificando-se a existência de quatro pontos críticos de controlo nas etapas de corte, embalamento, armazenamento e transporte de abóbora. Foram posteriormente estabelecidas as respectivas medidas de controlo, limites críticos, procedimentos de monitorização, acções correctivas e posteriores medidas de verificação. O estudo HACCP desenvolvido constitui uma maior garantia de qualidade e segurança alimentar dos produtos hortícolas, que ao nível da empresa irá reflectir-se na crescente aceitação dos seus produtos junto dos clientes.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25641TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/589
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PAT_MAR.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.