Título: Desenvolvimento de um sistema de segurança alimentar numa empresa do sector da restauração
Autor: Ribeiro, Joana Patrícia Gaspar
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Palavras-chave: Pré-requisitos
Perigos
PCC
HACCP
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: RIBEIRO, Joana Patrícia Gaspar (2007) - Desenvolvimento de um sistema de segurança alimentar numa empresa do sector da restauração. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Os sistemas de segurança alimentar têm tido grande desenvolvimento no sector da Restauração, procurando dar respostas aos consumidores cada vez mais exigentes com os produtos e serviços que lhes são fornecidos. Importa sobretudo, restabelecer a confiança dos consumidores, neste sector, profundamente abalada com as sucessivas crises ocorridas nos últimos anos. A INTERPREV, no âmbito do seu sistema de Garantia da Qualidade, adoptou os princípios do sistema HACCP como ferramenta de Segurança Alimentar e propôs o desenvolvimento do presente trabalho. Desta forma, atendendo às necessidades de segurança alimentar na Restauração, é apresentado um estudo HACCP que engloba uma refeição completa (sopa de agrião, bitoque com salada mista e mousse de chocolate), sendo feita uma análise da preparação dos alimentos, determinando perigos físicos, químicos e microbiológicos e estabelecendo os Pontos Críticos de Controlo (PCC) necessários para prevenir a produção de alimentos inseguros. A implementação do sistema HACCP pressupõe o cumprimento dos pré-requisitos descritos no codex Alimentarius e nos Códigos de Boas Práticas aplicáveis à restauração. Para uma aplicação eficaz do sistema HACCP, salientamos como ponto crucial a formação do pessoal que trabalha no sector da Restauração em Boas Práticas de Higiene.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25600TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/587
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_RIB.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.