Título: Aplicação de programas de pré-requisitos em estabelecimentos de restauração e bebidas
Autor: Martins, João José Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Palavras-chave: Pré-requisitos
Restauração e bebidas
Rastreabilidade
Data: 2007
Editora: ESA. IPCB
Citação: MARTINS, João José Ribeiro (2007) - Aplicação de programas de pré-requisitos em estabelecimentos de restauração e bebidas. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Cada vez mais existe uma preocupação global relativamente à segurança alimentar. Pelo que os organismos internacionais, europeus e nacionais desenvolveram códigos, normas e legislação para regulamentar os géneros alimentícios. Dos sistemas de segurança alimentar o HACCP é o que está consignado no Regulamento (CE) 852/2004, ao qual estão obrigados todos os operadores do ramo alimentar. Para o sistema HACCP funcionar é necessário que os programas de pré-requisitos sejam respeitados. As empresas de consultadoria da área alimentar colaboram com as empresas do ramo para assegurar que não só as regras e normas sejam respeitadas, mas acima de tudo assegurar a segurança e bem-estar dos consumidores. A MEDISIGMA é uma empresa de consultadoria e presta diversos serviços, dando apoio a estabelecimentos de restauração e bebidas na implementação do Regulamento (CE) 852/2004. O presente trabalho teve por objectivo avaliar a aplicação de programas de pré-requisitos em 50 estabelecimentos de restauração e bebidas, na zona centro do país. Dos pré-requisitos avaliados as não conformidades que mais se destacaram foram: a falta de instalações sanitárias de pessoal, a falta de códigos de boas práticas, a escassa formação em higiene e segurança alimentar e a inexistência de comprovativos de análises aos produtos e de planos de pragas. Salientamos ainda que o conceito de rastreabilidade era ainda pouco compreendido.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25598TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/586
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25598 (2).pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.