Título: Caracterização de microalgas em águas engarrafadas
Autor: Martins, Maria Alice Carmo Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Velez, Célia Cristina Abrantes Bento
Palavras-chave: Água mineral natural
Água de nascente
Água engarrafada
Microalgas
Data: 2013
Citação: MARTINS, Maria Alice Carmo Marques (2013) - Caracterização de microalgas em águas engarrafadas. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: A água é essencial à vida. A melhoria nos hábitos de consumo da água pode constituir um contributo simples mas significativo para a promoção de estilos de vida mais saudáveis. As águas minerais naturais e de nascente engarrafadas, representam uma excelente opção para consumo, pois são bebidas puras na origem, não são sujeitas a tratamentos químicos e são ricas em sais minerais e oligoelementos imprescindíveis ao organismo humano. A água engarrafada é uma das bebidas cujo consumo mais cresce no mundo quando comparada com outras bebidas não alcoólicas, verificando-se um aumento da concorrência entre marcas. A concorrência é feita não só entre marcas, mas também com a própria água da torneira, acessível e a baixo custo. Qualquer defeito organolético numa água engarrafada é fortemente penalizado pelo consumidor, mesmo que inócuo para a saúde deste. Ao contrário da água de consumo que é tratada e cujos parâmetros podem ser devidamente corrigidos, por forma a cumprir a legislação em vigor, as águas minerais naturais não podem ser sujeitas a tratamentos, salvo poucas exceções previstas na lei. As algas quando presentes numa garrafa de água são garantidamente alvo de rejeição por parte do consumidor, podendo inclusivé afetar a marca comercial. As algas, quando presentes em águas engarrafadas, podem surgir como um elemento natural e autóctone da água ou por contaminações durante o processo de engarrafamento. Neste trabalho procedeu-se à identificação das principais fontes de contaminação por algas ao longo de um processo de engarrafamento e apresentam-se as respetivas medidas preventivas. Procedeu-se também à identificação de três algas encontradas em diferentes tipos de águas engarrafadas comercializadas em Portugal, tendo-se verificado que não apresentam risco para a saúde do consumidor.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27776TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/577
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_MAR.pdf120,18 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.