Título: Conservação ex situ de PAM silvestres : coleções in vivo
Autor: Barbosa, Célia
metadata.dc.contributor.advisor: Rolim, Violeta
Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Conservação ex situ
PAM silvestres
Coleções de campo
V. myrtillus L. (uva-do monte)
M. aquática L. (hortelã da ribeira)
Data: 2013
Citação: BARBOSA, Célia (2013) - Conservação ex situ de PAM silvestres : coleções in vivo. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O Homem na atualidade está mais alerta para a utilização sustentável dos recursos fitogenéticos, nomeadamente das espécies com interesse terapêutico. Devido a fatores bióticos e abióticos, e da ação do Homem tem-se observado uma perda da variabilidade intraespecífica nos recursos fitogenéticos. A Sociedade ao deparar-se com este problema criou os bancos de germoplasma vegetal que são responsáveis, pela conservação dos recursos genéticos, uma prioridade a nível mundial. O Banco Português de Germoplasma Vegetal (BPGV) possui duas estratégias a conservação in situ e a conservação ex situ que são complementares. Neste trabalho vai-se abordar a conservação ex situ de material vegetal silvestre de plantas do grupo de espécies aromáticas e medicinais (PAM), conservado em coleções vegetativas e em coleções de campo. O estágio teve duas vertentes, uma mais de execução de ações associadas aos procedimentos exigidos na conservação ex situ (in vivo) e outra mais experimental. Na primeira vertente, foram 102 acessos de 15 espécies e no total 560 plantas que foram sujeitos aos procedimentos, com destaque para a Mentha aquatica L.. Os procedimentos foram principalmente a inventariação, regeneração, gestão e a manutenção com a instalação da coleção de campo. Cada espécie tem n número de acessos e cada acesso está representado por cerca de 10 genótipos que poderão ter duplicados com a propagação vegetativa originando maior número de plantas a conservar. A outra vertente foi desenvolvida considerando a necessidade de analisar a viabilidade da utilização de estacas de Vaccinium myrtillus L. para constituir a coleção campo dessa espécie. Como resultado foi constituída uma coleção de campo composta por 102 acessos de 15 espécies com 684 genótipos assegurada pela coleção vegetativa dos mesmos acessos constituída por 801 plantas e perspetivou-se outra metodologia para a conservação ex situ de V. myrtillus complementar e mais segura do que aquela que se advinha utilizando a propagação vegetativa por estacas de ramos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27774TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/572
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CEL_BAR.pdf482,96 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.