Título: Estudo da qualidade do mel comercializado na região de Castelo Branco
Autor: Serafim, Diogo Filipe Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Seijo Coello, María del Carmen
Palavras-chave: Mel
Análises palinológicas
Análises físico-químicas
Castelo Branco
Data: 2013
Citação: SERAFIM, Diogo Filipe Almeida (2013) - Estudo da qualidade do mel comercializado na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: A região de Castelo Branco apresenta condições edafo-climáticas excelentes para a prática apícola. Nos últimos anos tem-se observado um incremento na atividade apícola nesta região. Neste contexto, pretendeu-se efetuar um estudo sobre a qualidade e tipo de mel comercializado nas grandes superfícies na região de Castelo Branco. Foram analisadas 17 amostras de mel comercial, referentes ao ano de colheita de 2012. Os méis adquiridos em grandes supermercados foram conservados nas embalagens de origem até serem analisados. Os méis em estudo tinham a indicação de serem multiflorais, montanha, rosmaninho, laranjeira, eucalipto e urze. Para a caracterização do mel foram analisados os seguintes parâmetros: análise palinológica (qualitativa e quantitativa), humidade, condutividade elétrica, cor, índice diastático, pH, HMF. Todas as determinações foram realizadas em duplicado. Das amostras recolhidas verifica-se que há poucas amostras produzidas na região de Castelo Branco. Por outro lado verifica-se pequena diversidade de tipos de mel à venda nas grandes superfícies que pode ser devido ao facto de haver muitos produtores nesta região. No caso de mel etiquetado como mel de montanha foi comprovado que é frequente a presença do pólen de castanha e urze, que são elementos vegetais típicos em algumas áreas de montanha. As amostras etiquetadas como mel de Eucalipto estão a ser vendidas como tal, o que não corresponde á verdade pois a percentagem de pólen presente não corresponde ao estipulado por lei, sendo considerados como mel multifloral. Verificou-se que todas as amostras de méis estão dentro dos limites estabelecidos para os parâmetros analisados, no entanto, as suas características físico-químicas apresentam variabilidade considerável devido à variabilidade botânica das amostras.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27756TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/571
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_DIO_SER.pdf110,45 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.