Título: Realização de fichas técnicas de produto e implementação de um Sistema HACCP em produtos cárneos
Autor: Santos, Joana Filipa Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Palavras-chave: Fichas Técnicas de Produto
Plano HACCP
Pontos Críticos de Controlo
Implementação
Produtos cárneo
Data: 2013
Citação: SANTOS, Joana Filipa Lopes (2013) - Realização de fichas técnicas de produto e implementação de um Sistema HACCP em produtos cárneos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O sistema HACCP baseia-se num conjunto de medidas que visam assegurar boas condições de higiene, tendo em vista alimentos mais seguros para o consumidor. É um sistema preventivo, que se baseia numa abordagem sistemática e estruturada de identificação dos diferentes perigos existentes em cada etapa do processamento e medidas para o seu controlo. Para que o sistema HACCP seja eficaz, devem ser previamente implementado os pré-requisitos, estes não estão diretamente relacionados com o processo de fabrico mas podem influenciar a probabilidade de ocorrência de perigos para a segurança alimentar. Assim como a aplicação dos princípios e das etapas do sistema HACCP. Uma Ficha Técnica de Produto é um documento elaborado no âmbito da implementação do sistema de higiene e segurança alimentar, com a função de descrever as características químicas, físicas, microbiológicas e organoléticas de um produto, condições de conservação e utilização recomendadas, matérias-primas e aditivos utilizados. Este trabalho consistiu na realização de Fichas Técnicas e implementação do Sistema HACCP na empresa António Lopes Gameiro,Lda, em dois produtos cárneos, Almôndegas de Porco e Morcela de Arroz. Com a realização deste trabalho foi possível concluir que a segurança do processo está relacionada com o controlo das temperaturas, controlo das matérias-primas e nas corretas práticas de manipulação e fabrico.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27658TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/567
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_JOA_SAN.pdf125,19 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.