Título: Implementação da melhoria contínua no âmbito da Norma NP EN ISO 17025
Autor: Barata, Joana Micaelo Sanches
metadata.dc.contributor.advisor: restrictedAccess
Caseiro, Nuno José Mendes Fernandes
Palavras-chave: DRAPC – Direção Regional de Agriculturas e Pescas do Centro
Acreditação
Laboratório
NP EN ISO/IEC 17025
Sistemas de Gestão da Qualidade
Data: 2013
Citação: BARATA, Joana Micaelo Sanches (2013) - Implementação da melhoria contínua no âmbito da Norma NP EN ISO 17025. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O mercado empresarial está mais competitivo e exigente, assim, qualquer organização que se pretenda diferenciar, tem que procurar formas, para que o trabalho que desempenha seja reconhecido e aceite por parte dos clientes. A acreditação de laboratórios veio proporcionar esse reconhecimento, facilitando aos clientes a identificação e seleção de serviços de ensaio, medição e calibração fiáveis, pois avalia e reconhece a competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade (ensaios, calibrações, certificações e inspeções). Os laboratórios acreditados são avaliados periodicamente pelo organismo de acreditação (IPAC – Instituto Português de Acreditação), que deste modo assegura a contínua conformidade com os requisitos e verifica se os ensaios estão a ser efetuados de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025 (este documento serve de base ao Sistema de Gestão da Qualidade). O reconhecimento das competências técnicas, os requisitos legislativos e os do cliente que deseja um serviço realizado por pessoal competente, com métodos de ensaio e/ou calibração credíveis, levou muitos laboratórios a implementar Sistemas de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025, desempenhando um papel vital na sua estratégia de diferenciação. Sucintamente este trabalho está dividido em três partes. Na primeira parte descreve-se a caracterização sumária do estágio, a identificação e apresentação do local onde foi realizado, os objetivos e a metodologia utilizada para rever e melhorar os procedimentos do Sistema de Gestão dos laboratórios da DRAP Centro, no sentido de contribuir para a sua melhoria contínua. Na segunda parte é efetuada a caracterização do Instituto Português de Acreditação, acompanhada por uma análise sobre o que é a acreditação, a sua importância e as vantagens e desvantagens desta, para os laboratórios. A norma NP EN ISO/IEC 17025 é equitativamente apresentada do mesmo modo. A terceira parte, tem um carácter prático, onde são apresentadas as várias propostas de melhoria e os respetivos documentos em anexo para os procedimentos (Serviço ao Cliente, Não Conformidades e Reclamações) do Sistema de Gestão dos laboratórios da DRAPC. Estas propostas apresentadas visam identificar medidas concretas com vista á implementação da melhoria contínua.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27753TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/565
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_JOA_BAR.pdf440,5 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.