Título: Cicadelídeos em pessegueiro na Beira Interior Sul : estudo de caso num pomar
Autor: Amado, Carlos Manuel Constante
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Palavras-chave: Cicadelídeos
Pessegueiro
Cigarrinhas verdes
Data: 2013
Citação: AMADO, Carlos Manuel Constante (2013) - Cicadelídeos em pessegueiro na Beira Interior Sul : estudo de caso num pomar. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica – ramo Agronomia.
Resumo: As cigarrinhas verdes (Homoptera: Cicadelidae) são uma praga normalmente associada à vinha, constituída por mais de uma espécie. Recentemente têm sido observadas em pomares de pessegueiros na Beira Interior Sul e na Cova da Beira. Neste trabalho apresentam-se os resultados da observação da dinâmica populacional das cigarrinhas verdes e sua atividade no período vegetativo de 2013, em pomares de pessegueiro localizados a sul da Serra da Gardunha, pertencentes à empresa Gardunha-Agro. Observaram-se os seguintes sintomas causados pela atividade das cigarrinhas verdes em pessegueiro: enrolamento foliar em goteira, necroses nas folhas, atrofia dos ramos novos e um atraso no desenvolvimento vegetativo dos pessegueiros, especialmente aqueles em formação. Foi feita a monitorização da população de cigarrinhas verdes ao longo do período vegetativo através de armadilhas cromotrópicas, amarelas e azuis, e pela monitorização direta dos pomares de pessegueiro, tendo sido quantificado o nível populacional. Através da captura direta de ninfas e adultos e das capturas de adultos em armadilhas cromotrópicas foi encontrado um complexo de espécies, onde figuram pelo menos seis espécies diferentes com diferentes dinâmicas populacionais e diferente importância na cultura do pessegueiro.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Agronómica – ramo Agronomia, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27782TFCEA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/562
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_CAR_AMA.pdf339,76 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.