Título: Acompanhamento da rega, da maturação e do potencial produtivo na vinha da Quinta da Cabaça
Autor: Bezerra, Miguel Jorge Curinha Baptista
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Francisquinho, Cristina
Palavras-chave: Rega
Evolução da maturação
Produção
Qualidade
Data de vindima
Data: 2013
Citação: BEZERRA, Miguel Jorge Curinha Baptista (2013) - Acompanhamento da rega, da maturação e do potencial produtivo na vinha da Quinta da Cabaça. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica – ramo Agronomia.
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se a caraterização do sistema de produção e a evolução da maturação das castas da vinha da Quinta da Cabaça (Portalegre), em 2009. O sistema de produção foi caracterizado com base nas informações recolhidas e no acompanhamento efetuado na vinha da Quinta da Cabaça, com área de 21,7 ha. As castas tintas presentes são Touriga Franca, Alicante Bouschet, Trincadeira, Aragonês, Cabertnet Sauvignon.n As castas brancas presentes são arinto e Fernão Pires. As videiras são conduzidas em monoplano vertical ascendente com poda em cordão Royal bilateral. O porta enxerto é 99 RICHTER (99R). O sistema de rega utilizado é o de gota-a-gota. A área regada corresponde a 14,13 ha e 6,54 ha são vinha de sequeiro. O sistema de rega é composto por estação de bombagem da água, por uma casa de máquinas e pela rede de distribuição da água. A evolução da maturação foi avaliada através da colheita de bagos das videiras em três datas diferentes. Foi avaliado o potencial alcoólico e a força ácida. Observou-se que de um modo geral todas as castas ao longo da evolução da maturação apresentam um aumento do grau provável e uma diminuição da acidez total, tendo-se verificado um aumento do pH. Em 2009, as castas que amadureceram mais cedo foram a Aragonês, a Trincadeira e Cabernet Sauvignon e as mais tardias a Touriga Franca e a Alicante Bouschet. O período de maturação decorreu de Agosto a princípios de Setembro e as vindimas realizaram-se de 1 a 11 de Setembro. Na avaliação da produtividade verificou-se que as castas com maior potencial produtivo são a Aragonês e a Touriga Franca e a com menor a Trincadeira e a Cabernet Sauvignon. Num pequeno estudo do potencial produtivo da casta Alicante Bouschet, através da realização de uma monda de cachos, verificou-se um efeito positivo da redução da carga na qualidade e negativo na produção. As videiras da parcela de sequeiro com 17 anos apresentaram um maior potencial produtivo e qualitativo.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Agronómica – ramo Agronomia, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27754TFCEA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/560
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MIG_BEZ.pdf155,44 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.