Título: Formulação de regimes alimentares para ovelhas em produção – o caso de uma exploração no concelho de Castelo Branco
Autor: Pires, Joaquim Alexandre Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Palavras-chave: Ovelhas
Raça Assaf
Alimentação
Produção de leite
Data: 2013
Citação: PIRES, Joaquim Alexandre Figueiredo (2013) - Formulação de regimes alimentares para ovelhas em produção – o caso de uma exploração no concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica – ramo Zootecnia.
Resumo: Numa exploração localizada na NUT III Beira Interior Sul foi acompanhada uma exploração de ovinos de leite da raça Assaf durante 7 meses com o objetivo de avaliar o regime alimentar e verificar o seu valor nutricional e respetivos valores da produção leiteira. Foram efetuadas análises (MS, PB, GB, cinzas, NDF, ADF, ADL e NFC) para determinação da composição química dos alimentos utilizados na exploração. Com base nos resultados nutricionais dos alimentos e na estimativa das necessidades nutricionais dos animais (CIMS, EM, PB, RDP, UDP, GB, NDF, NFC), foram cálculos para verificar se o nível de ingestão era o correcto e se os alimentos administrados satisfaziam as necessidades dos animais tendo em vista a melhoria da sua capacidade produtiva. Durante todo o período, as ovelhas em produção receberam alimento composto, na altura da ordenha, e palha de aveia. Nos meses de junho e julho as ovelhas tiveram acesso a pastagem de aveia e a pastagem de azevém. Verificou-se que nestes 2 meses as necessidades dos animais foram totalmente preenchidas permitindo que maiores produções de leite fossem alcançadas. Nos meses de agosto, setembro e outubro a alimentação sofreu uma mudança. Os animais passaram a ter uma alimentação baseada em pastagem de sorgo e nutriffed. Neste período, as necessidades dos animais em EM nem sempre foram atingidas tendo reflexos na produção de leite. Nos meses de novembro e dezembro voltou a utilizar-se pastagem de aveia o que parece ter sido uma boa opção pois a ingestão deste alimento quase permitiu satisfazer as necessidades dos animais com o consequente aumento da produção individual. Consideramos que as culturas de sorgo e nutrifeed não corresponderam às espectativas produtivas esperadas em termos de acréscimo na produção de leite pelo que se pode começar a pôr em causa a sua utilização na alimentação e de ovelhas em produção de leite.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Agronómica – ramo Zootecnia, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27667TFCEAZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/559
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Zootecnia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_JOA_PIR.pdf831,35 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.