Título: Ações de enriquecimento e educação ambiental com várias espécies animais : descrição das atividades desenvolvidas no Monte Selvagem
Autor: Fernandes, Patrícia Alexandra Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Chlorocebus aethiops L.
Chlorocebus sabaeus L.
Educação ambiental
Enriquecimento ambiental
Hystrix africaeaustralis P.
Data: 2013
Citação: FERNANDES, Patrícia Alexandra Dias (2013) - Ações de enriquecimento e educação ambiental com várias espécies animais : descrição das atividades desenvolvidas no Monte Selvagem. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biologia Aplicada.
Resumo: Este relatório traduz o trabalho realizado durante três meses de estágio na reserva animal Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo. O objetivo do estágio foi estudar a influência da introdução de enriquecimento ambiental nos macacos de tarrafe (Chlorocebus aethiops L. e Chlorocebus sabaeus L.) e porcos-espinhos (Hystrix africaeaustralis P.) e transmitir os resultados ao público através de sessões de educação ambiental. Através de pesquisa bibliográfica foi possível obter vários conhecimentos sobre a biologia das espécies em estudo. Esses conhecimentos foram posteriormente aplicados na execução de itens de enriquecimento ambiental que permitissem aos animais expressar comportamentos naturais da sua espécie, semelhantes aos que apresentariam em estado selvagem. Foram distribuídos pequenos itens de enriquecimento ambiental aos macacos de tarrafe que apresentavam alguns comportamentos agonísticos resultantes, tanto do historial por que passaram antes de chegar ao Monte Selvagem, como da rotina que se instala num cativeiro, visto que em habitat natural estes animais despendem de muitas horas em busca de alimento. Os porcos-espinhos necessitavam principalmente que a sua instalação sofresse algumas melhorias, portanto viram as suas instalações remodeladas através de enriquecimento ambiental físico. A introdução de enriquecimento ambiental revelou-se benéfica em todas as situações, traduzindo-se num aumento das condições de bem-estar dos animais. Posteriormente, alguns dos conhecimentos adquiridos foram transmitidos ao público do Monte Selvagem sob a forma de palestras com distribuição de enriquecimento ambiental aos macacos de tarrafe e criação de itens de enriquecimento ambiental destinados a pequenos mamíferos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Biologia Aplicada do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27684TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/557
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Biologia Aplicada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_PAT_FER.pdf138,25 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.