Título: Avaliação de bioactividades de uma amostra de própolis de origem portuguesa : valorização de um produto natural
Autor: Freitas, Ana Sofia Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Rui Pedro Soares
Aguiar, Cristina Alexandra Almeida
Palavras-chave: Própolis
Ensaio cometa
Antioxidante
Citotoxicidade
Função mitocondrial
Data: 2013
Citação: FREITAS, Ana Sofia Pereira de (2013) - Avaliação de bioactividades de uma amostra de própolis de origem portuguesa : valorização de um produto natural. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biologia Aplicada.
Resumo: O própolis é uma mistura complexa formada por material resinoso e balsâmico, colhido pelas abelhas dos ramos, flores, pólen, brotos e exsudados de árvores; à qual as abelhas adicionam secreções salivares já na colmeia. As abelhas utilizam o própolis na defesa contra os invasores e na imobilização das suas carcaças, protegendo a colmeia das pragas resultantes da putrefacção. A composição química do própolis varia geograficamente: com a flora disponível, com o tempo de colheita e a espécie das abelhas. Diferentes grupos de compostos podem ser encontrados nos extractos de própolis, como os polifenóis, terpenóides, esteróides e aminoácidos. Estes compostos têm sido associados com diversas actividades biológicas: antimicrobiana, antioxidante e quelante de radicais livres; anti-genotóxico e genotóxico; e antimutagénico. Tradicionalmente o própolis costuma ser encarado como um sub-produto sem valor na nossa apicultura, sendo frequentemente desprezado pelos apicultores nacionais. Os estudos científicos sobre o própolis português são reduzidos. O objectivo deste trabalho enquadra-se num projecto de análise e estudo do própolis português, particularmente no que diz respeito à sua caracterização química e à avaliação de actividades biológicas de modo a valorizar este produto, visando a possibilidade da sua utilização/exploração em aplicações médicas, cosméticas e nutracêuticas. O própolis seleccionado para este trabalho foi colhido num apiário no Gerês, em 2012, e foi utilizado na preparação de um extracto etanólico para ser testado em diferentes ensaios, utilizando o eucariota simples Saccharomyces cerevisiae como modelo biológico. O ensaio cometa foi realizado para analisar o efeito genotóxico e os resultados demonstraram que esta amostra não apresenta um efeito genotóxico significativo. Células incubadas com extracto etanólico de própolis (EEP) e H2O2 1 mM exibiram maior viabilidade do que células incubadas com H2O2 1 Mm, sugerindo que o extracto protege as células de levedura contra stresse oxidativo. A mesma actividade antioxidante foi também evidenciada por citometria de fluxo em que a oxidação do fluorocromo intracelular diclorofluoresceína diacetato foi menor em células incubadas com H2O2 (1 mM) na presença do extracto de própolis em comparação com células incubadas apenas com H2O2. A análise de células tratadas com o extracto na presença do fluorocromo rodamina 123 mostrou que o EEP tem influência sobre o potencial da membrana mitocondrial, diminuindo a fluorescência emitida. A amostra de própolis foi também avaliada quimicamente para caracterizar o seu perfil em compostos fenólicos e permitir a sua comparação com amostras de outras origens.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Biologia Aplicada do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27661TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/556
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Biologia Aplicada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_FRE.pdf134,35 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.