Título: Atitudes e comportamentos ambientais : valorização dos programas de educação ambiental : descrição das atividades desenvolvidas na Quercus
Autor: Rodrigues, Tânia Gamboa
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Associação conservacionista
Conservação da natureza
Educação ambiental
Sensibilização ambiental
Quercus
Data: 2013
Citação: RODRIGUES, Tânia Gamboa (2013) - Atitudes e comportamentos ambientais : valorização dos programas de educação ambiental : descrição das atividades desenvolvidas na Quercus. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biologia Aplicada.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido, no âmbito do estágio curricular na Quercus A.N.C.N, no núcleo regional de Castelo Branco. Este documento retrata e descreve detalhadamente as atividades, durante o período de estágio, decorrido entre Março e Setembro de 2013. A associação desenvolve inúmeras atividades em diversas áreas, relacionadas com a conservação da natureza e biodiversidade. Para tal, a Quercus recorre à sensibilização e educação ambiental, desenvolvendo projetos de ação e intervenção social, tentando, assim, consciencializar a população. Durante o estágio foram desenvolvidas diversas ações no Monte Barata, uma propriedade da Quercus, onde a gestão é direcionada para a conservação da natureza e preservação da biodiversidade, participação nas atividades diárias do CERAS (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco), e ainda a colaboração com os projetos Life + "Ações inovadoras contra o envenenamento e Linhas Elétricas e Aves. De todas as ações desenvolvidas destacam-se: "Quercus em ação" e "Se Gosta da Natureza Venha Ser Um Cidadão em Ação", planificada e desenvolvida no âmbito do tema do estágio, a EA e conservação da natureza. Neste tempo foi possível obter conhecimentos relativos ao funcionamento das organizações não-governamentais do ambiente, nomeadamente contactos, parcerias, organização de eventos, metodologias a nível da recuperação de animais selvagens, censos e ações de sensibilização. Com este trabalho pretende-se então descrever as atividades, desenvolvidas durante o estágio, referindo as metodologias aplicadas e análise crítica dos resultados.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Biologia Aplicada do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27780TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/555
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Biologia Aplicada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_TAN_ROD.pdf179,98 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.