Título: Comparação de dois métodos de análise de imagem digital para a estimativa da proliferação de algas Asparagopsis spp. e de outras estruturas no substrato rochoso da Ilha do Faial
Autor: Silva, Rodrigo Pires da
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Contagem por Pontos
Segmentação
Abundância de Espécies
Seaprolif
Asparagopsis spp.
Data: 2013
Citação: SILVA, Rodrigo Pires da (2013) - Comparação de dois métodos de análise de imagem digital para a estimativa da proliferação de algas Asparagopsis spp. e de outras estruturas no substrato rochoso da Ilha do Faial. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biologia Aplicada.
Resumo: Considerando que as Asparagopsis spp. são das primeiras algas a serem reconhecidas como invasoras, atendendo à sua grande distribuição geográfica e sobre a qual há escassez de informação, foi criado um projecto científico de carácter internacional, o Seaprolif, cujo principal objectivo é o estudo da proliferação de algas invasoras do género Asparagopsis (Rodophyta). A análise da proliferação de populações de Asparagopsis spp., neste projecto, assenta numa só abordagem de estimativa de abundância de espécies que consiste na classificação categórica de pontos aleatórios (63 pontos) para todas as regiões onde este projecto decorre. Com o avançar do trabalho, na Ilha do Faial, surgiu a necessidade de reavaliar o número de pontos aleatórios a distribuir pelas imagens. Para tal, utilizaram-se 15 imagens teste para a realização de uma curva de acumulação de espécies e com base nos resultados obtidos, seleccionou-se o número mínimo de pontos (144 pontos) a considerar no método de análise de contagem por pontos. Através do método de contagem por pontos, foi efectuada também uma avaliação da abundância de espécies na área de estudo, com o objectivo de identificar as categorias e subcategorias predominantes no substrato rochoso dessa área. O principal objectivo do presente trabalho consiste na comparação, avaliando a eficácia e o esforço, entre dois métodos de análise de imagem digital, a três profundidades distintas (D1, D2 e D3), mediados por dois programas informáticos diferentes: o de contagem por pontos, utilizando o software Coral Point Count, com extensões de excel (CPCe), e o de segmentação, usando o software photoQuad (pQ) visando determinar a variação da abundância da alga invasora Asparogpsis spp.existente no substrato rochoso da zona costeira da Horta, Ilha do Faial, Açores. Conjugando a revisão bibliográfica com os resultados obtidos no estudo, observase que o grupo taxonómico com maior incidência na área de estudo são as macroalgas e que o método de contagem por pontos se evidenciou como sendo o que exige menor esforço e o de segmentação como sendo o mais eficaz.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Biologia Aplicada do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27781TFCBIA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/553
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Biologia Aplicada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_ROD_SIL.pdf207,32 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.