Título: Recolha e análise dos parâmetros pH e viscosidade de Corpos Danone Batido e Activia Batido da Danone Portugal, S.A.
Autor: Nunes, Diana Morgadinho
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Luís Pedro Mota Pinto de
Palavras-chave: Iogurte
Leite fermentado
pH
Viscosidade
Danone Portugal
Massa branca
Produto acabado
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: NUNES, Diana Morgadinho (2012) - Recolha e análise dos parâmetros pH e viscosidade de Corpos Danone batido e Activia batido da Danone Portugal, S.A. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na empresa Danone Portugal, S.A., localizada em Castelo Branco. O principal objetivo foi determinar o valor de rejeição de pH da massa branca e produto acabado na fase de arrefecimento, para se evitar desperdícios e, ainda assim, verificar se a temperatura de arrefecimento irá influenciar a viscosidade da massa branca de iogurte e leite fermentado, respetivamente Corpos Danone e Activia. Realizou-se o acompanhamento da evolução do pH de dois iogurtes diferentes, fez-se uma amostragem constituída por oito amostras de Activia e onze amostras de Corpos Danone. Essa amostra de iogurte recolheu-se no final do arrefecimento e analisando-a posteriormente a nível laboratorial. O processo de fabrico dos dois iogurtes selecionados foi considerado constante, sendo o fermento, o preparado de fruta e a temperatura os fatores variáveis deste estudo. Em relação ao pH de rejeição, comprovou-se que os produtos cuja massa branca tem valores de pH mais elevados, são os que têm preparados de fruta mais ácidos e que apresentam valores de pH de corte mais alto. Isto porque estes produtos, nomeadamente o Activia de Aveia Noz, tende a ter uma evolução mais rápida de pH de produto acabado. Verificou-se ainda que os parâmetros viscosidade e temperatura são inversamente proporcionais. Ter em consideração uma temperatura de arrefecimento mais baixa, mas dentro dos valores, irá fazer com que se obtenha um produto mais viscoso. Assim, ao ter em conta o cumprimento dos valores de rejeição, haverá menos desperdícios de produto, tornando o Processo mais eficiente e mais rentável para a Empresa.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27414TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/525
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DIA_NUN.pdf95,2 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.