Título: Promoção de hábitos alimentares saudáveis na Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina (CADSC)
Autor: Santos, Maria Rosário
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, Joana
Peças, Luís Filipe Ribeiro Ponte Velez
Palavras-chave: IPSS
Hábito alimentar
Alimentação saudável
Ementa
Data: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Maria Rosário (2011) - Promoção de hábitos alimentares saudáveis na Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina (CADSC). Castelo Branco : IPCB.ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Embora seja uma questão de senso comum, é uma verdade inquestionável, a Saúde é o bem mais precioso que o ser humano pode possuir e só se lembra dessa preciosidade quando a perde, ou seja, quando é atingido pela doença. Este é o motivo que leva a dizer que “mais vale prevenir que remediar”. A nutrição é, irrefutavelmente, um factor preponderante na promoção da saúde/prevenção da doença. Instituições de Solidariedade Social têm um papel muito importante na promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis, desta forma, durante o estágio apresentado desenvolveram-se diversas acções neste sentido: A avaliação qualitativa de ementas e identificação dos erros praticados (13 num total de 29 critérios) permitiu a elaboração de um conjunto de ementas respeitando o máximo de critérios possível, tendo em conta as capacidades e limitações existentes. Importante ainda referir que nestas instituições, por acolherem grupos de risco, é indispensável garantir a Segurança e Higiene Alimentar, assim a aplicação de uma Lista de Verificação Higio-Sanitária comprovou esta garantia (86% dos critérios respeitados contra 10% não respeitados e os restantes 4% considerados não aplicáveis). Além destas actividades desenvolveram-se folhetos, palestras, um “Guia Alimentar na Doença”, resultante da avaliação do estado nutricional dos utentes de Centro de Dia, entre outras.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26942TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/52
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_ROS_SAN.pdf439,8 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.