Título: Relação entre IMC, perímetro da cintura, percentagem de massa gorda e os fatores de risco das doenças cardiovasculares
Autor: Teixeira, Bárbara Filipa Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor: Matos, Luís
João, Dina Raquel Fernandes
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Fatores de risco
Prevenção
Índice massa corporal
ULSGuarda
Percentagem de massa gorda
Perímetro da cintura
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: TEIXEIRA, Bárbara Filipa Lourenço (2012) - Relação entre IMC, perímetro da cintura, percentagem de massa gorda e os fatores de risco das doenças cardiovasculares. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: De acordo com o plano de estudos do curso em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi preconizada a realização de um estágio em cinco diferentes centros de saúde da Unidade Local de Saúde da Guarda, o qual teve como objetivo a relação entre o índice de massa corporal, o perímetro da cintura, a percentagem de massa gorda e os fatores de risco das doenças cardiovasculares. O estudo em questão, incluiu 184 participantes, 141 (76,6%) do sexo feminino e 43 (23,47%) do sexo masculino, os quais, além de serem esclarecidos acerca dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, foi aplicado um questionário sobre o estilo de vida, tendo, ainda, sido avaliados os seguintes parâmetros: índice de massa corporal, perímetro da cintura, percentagem de massa gorda, pressão arterial, colesterolemia e glicemia em jejum. Considerando a amostra estudada, de idade média 49,4±11,32 (19-64 anos), obtiveram-se os seguintes resultados: a maioria (31,2%; n=61) tem obesidade moderada grau I, 67,9% (n=125) tem risco muito aumentado de patologia cardiovascular, a maioria não tem hábitos tabágicos ou alcoólicos e 66,30% (n=122) não pratica exercício físico. Ao relacionar o índice de massa corporal, perímetro da cintura e %massa gorda comprovou-se que houve relação positiva com o colesterol total e a pressão arterial. Pelos resultados obtidos, conclui-se que, na amostra estudada, se verifica a presença de vários fatores de risco para as doenças cardiovasculares, os quais poderão ser alterados, mediante a adoção de um estilo de vida saudável, prevenindo-se o aparecimento de patologia do aparelho cardiovascular.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27435TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/515
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_BAR_TEI.pdf106,93 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.