Estimativa do risco em cerejeira e pessegueiro
Ficheiros
Data
2010
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O relatório de estágio baseou-se no acompanhamento da assistência técnica prestada pela APPIZÊZERE aos seus associados e teve como objectivo a realização da monitorização e estimativa do risco de pragas e doenças em cerejeira e pessegueiro.
Na cerejeira realizou-se a estimativa do risco de: Myzus cerasi, Pseudaulacaspis pentagona, Quadraspidiotus perniciosus, Rhagoletis cerasi e Monilinia laxa, não tendo sido observado grandes ataques.
No pessegueiro foi efectuada a estimativa do risco para: Myzus persicae, Anarsia lineatella, Pseudaulacaspis pentagona, Quadraspidiotus perniciosus, Taphrina deformans e Podosphaera pannosa. A luta contra Taphrina deformans e Podosphaera pannosa foi problemática.
Realizou-se a identificação e quantificação da fauna auxiliar através do método de observação visual, verificando-se que a família Coccinelidae e Syrphidae foram as famílias com os insectos auxiliares mais representativos.
O acompanhamento da evolução dos estados fenológicos das culturas realizou-se nas duas culturas e foi também efectuado o registo da aplicação dos produtos fitofarmacêuticos utilizados.
Descrição
Classificação final: 16 valores.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26874TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26874TFCPAG.
Palavras-chave
Monitorização , Estimativa do risco , Fauna auxiliar , Estados fenológicos , Produtos fitofarmacêuticos
Citação
MENDES, Cláudio Pina (2010) - Estimativa do risco em cerejeira e pessegueiro. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia.