Título: Caracterização dos parâmetros qualitativos do leite produzido pelo efetivo ovino da Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Autor: André, Gilberto dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Luís Pedro Mota Pinto de
Palavras-chave: Ovinos (Ovis aries)
Qualidade do leite
Ácidos gordos
Data: 2013
Editora: IPCB. ESA
Citação: ANDRÉ, Gilberto dos Santos (2013) - Caracterização dos parâmetros qualitativos do leite produzido pelo efetivo ovino da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica – ramo Zootecnia.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi a realização da caracterização dos parâmetros quantitativos e qualitativos do leite produzido pelo efetivo ovino da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O leite para a realização das análises foi recolhido em dias de contraste. Nestas análises, estudaram-se os seguintes parâmetros, com as médias totais: quantidade de leite produzido, quantidade de células somáticas com 138,8x1000/ml, proteína com 6,71%, gordura com 8,67%, sólidos totais com 21,34%, sólidos não gordos com 12,60%, lactose com 4,48%, densidade com 1035,70 g/l a 20ºC, ponto de congelação com -0,78ºC e acidez com 38,17ºD. Posteriormente determinaram-se os ácidos gordos existentes no leite com valores médios 20,47% para o ácido oleico e 1,98% para o ácido oleico. Estas análises foram realizadas com o objetivo de se verificar se existia diferenças entre as raças (Merino Branco, Merino da Beira Baixa e Churro do Campo) e para ver se existiam diferenças entre os vários parâmetros. As análises foram realizadas no CATAA. Para a sua realização, foram utilizados o Fossomatic para a contagem de células somáticas e o Milkoscan para a quantificação dos compostos do leite. Para a determinação dos ácidos gordos do leite, recorreu-se à técnica da Cromatografia Gasosa.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27457TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/486
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Zootecnia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_GIL_AND.pdf74,22 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.