Título: Fermentação de azeitonas por bactérias lácticas com potencial probiótico
Autor: Alves, Marta Sofia
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Cidália de Fátima Louro Morgado
Peres, Cátia Maria Morgado
Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Palavras-chave: Azeitona
Olea europaea
Fermentação
Bactéria láctica
Probióticos
Data: 2011
Editora: ESA. IPCB
Citação: ALVES, Marta Sofia (2011) - Fermentação de azeitonas por bactérias lácticas com potencial probiótico. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório de Estágio de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: A cultivar Galega da espécie Olea europaea é a mais difundida em Portugal, principalmente nas áreas rurais, e os seus frutos são usados quer para a produção de azeite, quer para azeitona de mesa. O processo de fermentação da azeitona incluí várias fases e as alterações que ocorrem ao longo do processo são avaliadas através de estudos físico-químicos, microbiológicos e sensoriais. A qualidade do produto final depende da composição do fruto, das tecnologias usadas na sua transformação e das condições ambientais que prevalecem ao longo do processo de fermentação. Neste estudo foram aplicadas metodologias para avaliação da aptidão probiótica de estirpes de bactérias lácticas isoladas após fermentação de frutos da cultivar Galega. Foram seleccionadas três estirpes de espécies diferentes, previamente identificadas por biologia molecular, que serviram de inóculos aplicados em ensaios de fermentação controlada, à escala laboratorial. Os resultados obtidos parecem indicar que as estirpes estudadas apresentam potenciais características probióticas e que poderão ser usadas na produção de azeitona probiótica.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar. De acordo com especificação da autora apenas se encontra disponível em acesso livre o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26996TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/45
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_ALV.pdf177,14 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.