Título: Estudo do comportamento agronómico de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.) na região de Castelo Branco
Autor: Rodrigues, Paulo Jorge Freire
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Palavras-chave: Pisum sativum
Ervilha
Cultivar
Rendimento
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: RODRIGUES, Paulo Jorge Freire (2012) - Estudo do comportamento agronómico de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.) na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica – ramo Agronomia.
Resumo: A ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.) é uma leguminosa com interesse na produção de proteína vegetal para a indústria de rações para animais, área em que a UE é deficitária. O presente estudo teve por objetivo avaliar o comportamento agronómico de 20 cultivares, inscritas no catálogo comunitário de variedades de espécies agrícolas, na região de Castelo Branco. Foram estudados vários parâmetros relacionados com o desenvolvimento vegetativo e o rendimento, nomeadamente o rendimento bruto (kg/ha), rendimento a 14% de humidade (kg/ha), e o peso de 1000 sementes (g). Foi realizado ainda, paras as 10 cultivares mais produtivas, o estudo da composição química da semente da ervilha proteaginosa, com análise da proteína bruta, gordura bruta, fibra bruta, teor de açúcares (%) e de amido (%). São apresentados resultados relativos à campanha 2009-2010. As cultivares estudadas apresentam diferenças significativas em todos os caracteres quantitativos estudados. No que se refere à produção, registaram-se valores superiores a 6000 kg/ha para 10 das cultivares estudadas (Cartouche, Enduro, Arthur, Audit, Corrent, Alhambra, Cherokee, Isard, Livia e Gregor) e 16 apresentam produções acima dos 4000 kg/ha. No entanto, os bons resultados obtidos não podem ser dissociados das condições meteorológicas ocorridas, tendo-se registado valores de precipitação bastante superiores ao habitual para a região. Fica patente a necessidade de efetuar ensaios adicionais de estudo do comportamento agronómico de cultivares de ervilha proteaginosa de forma a obter resultados mais consistentes. Os resultados permitem contudo eleger um grupo de cultivares com boas produções e adequadas à região. Em relação à composição da semente, concluímos que a ervilha é um excelente alimento para ruminantes e animais não ruminantes, podendo ser fornecida simples ou incluída em alimentos concentrados; é excelente como suplemento energético e proteico uma vez que associa, no mesmo grão, elevados níveis de PB e de amido; apresenta uma energia relativamente elevada; devido ao baixo teor de GB é um alimento muito interessante para ruminantes e para dietas light de animais de companhia.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27361TFCEA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/449
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_PAU_ROD.pdf175,95 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.