Título: Relatório final de estágio na H. F. G. - viagens e turismo, lda
Autor: Batista, Leonelia Leonel Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Inácio, Fernando Manuel São Pedro
Ramos, George Manuel de Almeida
Palavras-chave: Agência de viagem e turismo
Turismo
Distribuição turística
Travel and tourism agencies
Tourism
Tourism distribution
Data: 2024
Editora: Escola Superior de Gestão
Citação: BATISTA, Leonelia Leonel Lopes (2024) - Relatório final de estágio na H. F. G. - viagens e turismo, lda. Idanha-a-Nova: IPCB. ESGIN. 47 p. Relatório de Fim de Curso de Turismo
Resumo: O sector de agência de viagens e turismo é um dos segmentos do turismo que passou por diversas mudanças, sendo obrigado a se adaptar às novas características impostas pelo mercado e pela evolução das tecnologias de informação e comunicação. Com as transformações e o desenvolvimento da internet, as agências criaram páginas na web e apresentam produtos e serviços que podem ser visualizados em qualquer lugar do mundo. Uma das actividades económicas essenciais para a geração de riqueza e emprego em Portugal é o Turismo. O Instituto Nacional Estatística (INE) informa que, em 2022, a atividade turística contribuiu, diretamente e indiretamente, com 12,2% para o PIB, resultado de um valor que ascendeu a 29,2 mil milhões de euros. O presente relatório está estruturado em cinco grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas no estágio. A intenção é descrever e reflectir sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos dois meses, realizando uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido e os conhecimentos dele derivado ao longo do estágio. Serão abordadas as características e conceitos de agências de viagens e turismo, e também sobre como se encontra a relação das agências de viagens com a sua regularização em Portugal. Também serão abordados os canais de distribuição em turismo. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e com estudos avançados sobre tecnologia de informação e comunicação, as relações intensificam-se e a distribuição de informação entre as empresas e os consumidores tornou-se cada vez mais rápida e dinâmica (Lohmann & Panosso, 2008). Os canais de distribuição em viagens e turismo são os meios utilizados por destinos, operadores turísticos, agências de viagens e outras empresas de turismo com o objetivo de vender produtos. Nos últimos capítulos são desenvolvidas as atividades realizadas durante os dois meses de estágio e sobre as aprendizagens atingidas, que foram muito importantes para todo estágio.
Abstract: The travel agency sector is one of the segments of tourism that has undergone several changes and has had to adapt to the new characteristics imposed by the market and information technology. With transformations and the development of the internet, agencies have created web pages and present products and services that can be viewed from anywhere in the world. One of the key economic activities for generating wealth and employment in Portugal is tourism. The National Statistics Institute (INE) reports that in 2022, tourism contributed 12.2% of GDP, directly and indirectly, with 29.2 billion euros. This report is structured into five main chapters, which present the activities carried out during the internship. The intention is to describe and reflect on the activities carried out over the two months, making an assessment of all the work carried out and the knowledge derived from it throughout the internship. I covered the characteristics of a travel agency and its concepts, as well as the relationship between travel agencies and their regularization in Portugal. I also covered a little about distribution channels in tourism. With the development of the media and advanced studies into information technology, relationships have intensified and the distribution of messages between companies and consumers has become increasingly rapid and dynamic (Lohmann & Panosso, 2008). Distribution channels in travel and tourism are the means used by destinations, tour operators, travel agencies and other tourism companies to sell products. The final chapters focus on the activities carried out during the two-month internship and the lessons learned which were very important throughout the internship.
Descrição: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Turismo.
Revisão por Pares: no
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4378
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESGIN - Turismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágioleonelia17 .pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons