Título: Apreciação de resultados microbiológicos de preparados de carne analisados na Aquimisa, Lda., segundo o Regulamento (CE) N.º 1441/2007
Autor: Pinto, Cindy Galego
metadata.dc.contributor.advisor: Lopes, Vítor Manuel Amaro
Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Palavras-chave: Regulamento (CE) nº 1441/2007
Preparados de carne
Salmonella spp.
Escherichia coli
Listeria monocytogenes
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: PINTO, Cindy Galego (2012) - Apreciação de resultados microbiológicos de preparados de carne analisados na Aquimisa, Lda., segundo o Regulamento (CE) N.º 1441/2007. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado na Aquimisa Consultores Agroindustriais Lda., em Castelo Branco. Durante o decorrer do estágio, foram realizadas várias atividades entre as quais, as visitas técnicas e leitura e interpretação de boletins de análises de várias empresas do setor alimentar. Durante o período de estágio foram ainda analisados dados fornecidos pela empresa Aquimisa, Lda., relativamente às análises microbiológicas realizadas a preparados de carne (salsicha fresco e maranho cru) de três indústrias de produtos cárneos durante três anos consecutivos (2009 a 2011). A apreciação dos resultados analíticos foi efetuada com base nos critérios microbiológicos definidos no Regulamento (CE) nº 1441/2007. A percentagem de amostras classificadas como insatisfatórias para a pesquisa de Salmonellaspp. foi maior na empresa A, com 11% (9/82). No que respeita aos resultados da contagem de Escherichiacoli por grama de produto, a empresa A foi novamente a que apresentou uma maior percentagem de amostras insatisfatórias, com 44% (28/63), seguindo-se a empresa B (6%; 4/65) e a empresa C (2%;2/81). Considerando a pesquisa de Listeriamonocytogenesem 25 g de produto, a única amostra analisada, da empresa A, apresentou uma qualidade insatisfatória, uma vez que 4 das 5 unidades de amostra analisadas apresentam presença deste microrganismo patogénico. Após análise dos dados apresentados e das visitas realizadas a estas indústrias conclui-se que nem todas estão a cumprir as normas e a legislação em vigor, justificando-se a implementação de medidas corretivas que visem uma melhoria nos resultados apresentados.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27295TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/431
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIN_PIN_TFC.pdf132,44 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.