Avaliação do recurso eólico na região da Beira Baixa com base nas estações meteorológicas do SNIRH: potencial eólico para mini e micro geração

Data

2023

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. EST

Resumo

Desde tempos imemoriais, a energia eólica vem sendo explorada. Aproveitando o progresso da tecnologia, foi possível produzir eletricidade por meio de aerogeradores em sítios ventosos, mesmo nos lugares mais remotos. Em vários pontos do globo, principalmente em localidades com condições propícias, tornou-se evidente que tal energia alternativa corresponde a uma escolha extremamente interessante. Portugal não foge à regra e está cada vez mais comprometido com a energia eólica, cuja participação na produção de energia se destacou ao longo do tempo. Em 2021, 26% da eletricidade de Portugal teve origem eólica, o que posiciona o país como uma das lideranças no aproveitamento desse recurso renovável. O presente projeto foca-se em analisar a direção e intensidade dos ventos na região da Beira Baixa, ampliando esta análise para a possibilidade de uso de aerogeradores na mini e micro geração, junto à população rural e às aldeias. Mas não descuidando das possibilidades de integração com outras fontes de energia renováveis, através da cogeração, como a solar e a hídrica.

Descrição

Palavras-chave

Agricultura sustentável , Energia eólica , Integração de fontes renováveis , Portugal , Sustentabilidade energética

Citação

CRUZ, Vanderlei Roberto (2023) - Avaliação do recurso eólico na região da Beira Baixa com base nas estações meteorológicas do SNIRH : potencial eólico para mini e micro geração. Castelo Branco : IPCB. EST. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Energias Renováveis.