Título: Avaliação do recurso eólico na região da Beira Baixa com base nas estações meteorológicas do SNIRH: potencial eólico para mini e micro geração
Autor: Cruz, Vanderlei Roberto
metadata.dc.contributor.advisor: Duarte, António Francisco Canatário
Palavras-chave: Agricultura sustentável
Energia eólica
Integração de fontes renováveis
Portugal
Sustentabilidade energética
Data: 2023
Editora: IPCB. EST
Citação: CRUZ, Vanderlei Roberto (2023) - Avaliação do recurso eólico na região da Beira Baixa com base nas estações meteorológicas do SNIRH : potencial eólico para mini e micro geração. Castelo Branco : IPCB. EST. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Energias Renováveis.
Resumo: Desde tempos imemoriais, a energia eólica vem sendo explorada. Aproveitando o progresso da tecnologia, foi possível produzir eletricidade por meio de aerogeradores em sítios ventosos, mesmo nos lugares mais remotos. Em vários pontos do globo, principalmente em localidades com condições propícias, tornou-se evidente que tal energia alternativa corresponde a uma escolha extremamente interessante. Portugal não foge à regra e está cada vez mais comprometido com a energia eólica, cuja participação na produção de energia se destacou ao longo do tempo. Em 2021, 26% da eletricidade de Portugal teve origem eólica, o que posiciona o país como uma das lideranças no aproveitamento desse recurso renovável. O presente projeto foca-se em analisar a direção e intensidade dos ventos na região da Beira Baixa, ampliando esta análise para a possibilidade de uso de aerogeradores na mini e micro geração, junto à população rural e às aldeias. Mas não descuidando das possibilidades de integração com outras fontes de energia renováveis, através da cogeração, como a solar e a hídrica.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4169
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESTCB - Engenharia das Energias Renováveis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VAN_CRU.pdf186,38 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons