Título: Parâmetros de qualidade de pera e maçã na central fruteira FRUTUS : Estação Fruteira de Montejunto C.R.L e campo
Autor: Jorge, Rafaela Alexandra Laurino
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Fialho, Délia
Palavras-chave: Pera Rocha
Parâmetros de qualidade
Fenologia
Maçã
Ameixa
Data: 2018
Editora: IPCB. ESA
Citação: JORGE, Rafaela Alexandra Laurino (2018) – Parâmetros de qualidade de pera e maçã na central fruteira FRUTUS : Estação Fruteira de Montejunto C.R.L e campo. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório de Estágio do Curso de Técnico Superior Profissional em Produção Agrícola.
Resumo: O estágio a que respeita o presente relatório efetuou-se na Estação Fruteira de Montejunto, a Frutus C.R.L de 1 de Março a 31 Maio de 2018. A atividade principal da Frutus é referente aos frutos mais produzidos na região e em redor da empresa, no concelho do Cadaval, maçã, pera e ameixa. As instalações da Frutus estão repartidas por dois pisos. No segundo piso assenta-se a zona administrativa e no primeiro a zona de produção. Esta zona está dividida por forma a separar as várias etapas de produção e o tipo de fruto a embalar. Enquanto a maçã e pera são frutos com comportamentos fisiológicos semelhantes, a ameixa distingue-se nas condições e tempo de conservação. A ameixa é um fruto que se degrada rapidamente, pelo que o tempo de armazenamento não ultrapassa por norma um mês. A pera e a maçã já suportam períodos de armazenamento que podem atingir cerca de um ano. Durante o estágio realizou-se a análise da qualidade da produção de pera ‘Rocha’ e maçãs ‘Gala’ e ‘Fuji’ da campanha 2017. Procedeu-se ainda ao acompanhamento da proteção fitossanitária, visitas técnicas de campo – observações fenológicas, auxílio ao produtor, poda de macieira e recolha de folhas. Na receção de pera e maçã de 2017 é verificado o seu grau de maturação através de métodos não-destrutivos (QS-200) e métodos destrutivos (penetrómetro). Verificou-se que a Frutus recebeu de pera ‘Rocha’ aproximadamente 12 mil ton., maçã ‘Royal Gala’ aproximadamente mil ton e a variedade ‘Fuji’ 700 ton. (Anexo I). Sendo uma parte comercializado em fresco, indústria, havendo ainda produto direcionado para a alimentação animal, caridade, algumas perdas e desperdício.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29190CTSPPA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4116
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:CTeSP - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Alexandra Laurino Jorge_29190CTSPPA.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons