Relatório de atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do CATAA : qualidade microbiológica de queijo tradicional com água de mar

Date

2019

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

IPCB. ESA

Abstract

No âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Análises Químicas e Biológicas, ministrado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) durante o estágio, que decorreu entre 4 de fevereiro e 28 de junho de 2019. Os principais objetivos foram a integração na equipa do CATAA em contexto de trabalho e o desenvolvimento de competências profissionais fulcrais, como sejam a planificação, o rigor, a autonomia, a iniciativa e a responsabilidade. No Laboratório de Microbiologia, inicialmente foram desenvolvidas atividades como a preparação e arrumação de material, a preparação de meios de cultura, chegando, por fim, ao objetivo principal que foi a realização de ensaios microbiológicos de forma autónoma, incluindo a interpretação de resultados. A segunda fase do estágio centrou-se numa das linhas de ação do CATAA, que aborda a melhoria e desenvolvimento de produtos alimentares. Concretamente, a Tarefa 4. Revalorização de produtos alimentares tradicionais, do Projeto INNOACE - Inovação Aberta e Inteligente na EUROACE, que, entre outros, visa a revalorização de queijo tradicional mediante a utilização de água de mar, que é um ingrediente natural com propriedades hipotónicas. O ensaio consistiu no fabrico de três modalidades de queijo, utilizando salmoura tradicional com concentração salina de 16°Baumé (T16) e água de mar com duas concentrações salinas, 16°Baumé (AM 16) e 8°Baumé (AM8). Para estudar o efeito da utilização de água de mar na qualidade microbiológica dos queijos foram avaliados parâmetros indicadores de higiene e qualidade, nomeadamente contagem de bactérias lácticas mesófilas, bolores, leveduras, Clostridium perfringens, Enterobacteriaceae, Escherichia coli β-glucuronidase positiva, mesófilos, psicrotróficos e Pseudomonas spp. Os resultados revelam que os queijos em cujo processo de fabrico foi incluída a água de mar apresentavam menor teor de sal e maior acidez do que aqueles em que se utilizou salmoura. No que concerne ao efeito de água de mar na microbiota, os queijos em que o sal foi substituído pelo ingrediente natural hipotónico apresentaram menores contagens de Enterobacteriaceae, provavelmente associados a valores de pH mais ácidos, mas este efeito não foi significativo para bactérias lácticas mesófilas, bolores, leveduras Escherichia coli β-glucuronidase positiva, psicrotróficos e Pseudomonas spp.

Description

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29140CTSPAQB.

Keywords

Microbiologia, Queijo, Água de mar, Salmoura

Citation

FERNANDES, Mariana Sequeira Lopes Rodrigues (2019) - Relatório de atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do CATAA : qualidade microbiológica de queijo tradicional com água de mar. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório de Estágio do Curso de Técnico Superior Profissional em Análises Químicas e Biológicas.