Título: Relatório de atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do CATAA : qualidade microbiológica de queijo tradicional com água de mar
Autor: Fernandes, Mariana Sequeira Lopes Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Pintado, Cristina José Miguel
Palavras-chave: Microbiologia
Queijo
Água de mar
Salmoura
Data: 2019
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERNANDES, Mariana Sequeira Lopes Rodrigues (2019) - Relatório de atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do CATAA : qualidade microbiológica de queijo tradicional com água de mar. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório de Estágio do Curso de Técnico Superior Profissional em Análises Químicas e Biológicas.
Resumo: No âmbito do Curso Técnico Superior Profissional de Análises Químicas e Biológicas, ministrado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) durante o estágio, que decorreu entre 4 de fevereiro e 28 de junho de 2019. Os principais objetivos foram a integração na equipa do CATAA em contexto de trabalho e o desenvolvimento de competências profissionais fulcrais, como sejam a planificação, o rigor, a autonomia, a iniciativa e a responsabilidade. No Laboratório de Microbiologia, inicialmente foram desenvolvidas atividades como a preparação e arrumação de material, a preparação de meios de cultura, chegando, por fim, ao objetivo principal que foi a realização de ensaios microbiológicos de forma autónoma, incluindo a interpretação de resultados. A segunda fase do estágio centrou-se numa das linhas de ação do CATAA, que aborda a melhoria e desenvolvimento de produtos alimentares. Concretamente, a Tarefa 4. Revalorização de produtos alimentares tradicionais, do Projeto INNOACE - Inovação Aberta e Inteligente na EUROACE, que, entre outros, visa a revalorização de queijo tradicional mediante a utilização de água de mar, que é um ingrediente natural com propriedades hipotónicas. O ensaio consistiu no fabrico de três modalidades de queijo, utilizando salmoura tradicional com concentração salina de 16°Baumé (T16) e água de mar com duas concentrações salinas, 16°Baumé (AM 16) e 8°Baumé (AM8). Para estudar o efeito da utilização de água de mar na qualidade microbiológica dos queijos foram avaliados parâmetros indicadores de higiene e qualidade, nomeadamente contagem de bactérias lácticas mesófilas, bolores, leveduras, Clostridium perfringens, Enterobacteriaceae, Escherichia coli β-glucuronidase positiva, mesófilos, psicrotróficos e Pseudomonas spp. Os resultados revelam que os queijos em cujo processo de fabrico foi incluída a água de mar apresentavam menor teor de sal e maior acidez do que aqueles em que se utilizou salmoura. No que concerne ao efeito de água de mar na microbiota, os queijos em que o sal foi substituído pelo ingrediente natural hipotónico apresentaram menores contagens de Enterobacteriaceae, provavelmente associados a valores de pH mais ácidos, mas este efeito não foi significativo para bactérias lácticas mesófilas, bolores, leveduras Escherichia coli β-glucuronidase positiva, psicrotróficos e Pseudomonas spp.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29140CTSPAQB.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4068
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:CTeSP - Análises Químicas e Biológicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Sequeira Lopes Fernandes_29140CTSPAQB.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons