Título: Atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do CATAA : caracterização sumária da microbiota de queijo da Beira Baixa DOP
Autor: Carmo, Vera Lúcia Henriques
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Luís Pedro Mota Pinto de
Pintado, Cristina José Miguel
Palavras-chave: CATAA
Microbiologia
Queijo
Data: 2018
Editora: IPCB. ESA
Citação: CARMO, Vera Lúcia Henriques (2018) - Atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do CATAA : caracterização sumária da microbiota de queijo da Beira Baixa DOP. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório de Estágio do Curso de Técnico Superior Profissional em Análises Químicas e Biológicas.
Resumo: As atividades desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco envolveram a preparação e o controlo de qualidade de meios de cultura, a monitorização da qualidade do ar e verificação da limpeza das superfícies, determinações microbiológicas, privilegiando sempre as boas práticas laboratoriais. Realizou-se ainda uma breve caracterização da microbiota de Queijos da Beira Baixa DOP, designadamente Queijo Castelo Branco, Queijo Amarelo e Queijo Picante. Esta caracterização incluiu a contagem de Bactérias coliformes a 37 ˚C, de Bactérias lácticas mesófilas, aeróbias e anaeróbias, de Bolores e leveduras, de Escherichia coli β glucuronidase positiva a 37 ˚C, de Microrganismos a 30 ˚C, aeróbios e anaeróbios, de Microrganismos psicrotróficos, aeróbios e anaeróbios, e de Clostridium perfringens. Também foram realizadas as pesquisas de Listeria monocytogenes e de Salmonella spp. Os resultados da caracterização microbiota dos queijos evidenciaram a presença maioritária dos microrganismos mesófilos e a ausência de microrganismos patogénicos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29137CTSPAQB.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4064
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:CTeSP - Análises Químicas e Biológicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vera Lúcia Henriques Carmo_29137CTSPAQB.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons