Título: Castel costumes : figurinismo
Autor: Silva, Carlos Daniel Teixeira da
Silva, Inês Francisco
Lopes, Joana da Ponte
Ferreira, Mariana Paulino
Silva, Rodrigo Filipe Gaspar Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Moura, Alexandra Eduarda Botelho
Rodrigues, Carla Isabel Roque
Correia, Joaquim Edgar Martins
Almeida, Maria Cristina Queijeiro Borges de
Palavras-chave: Figurinismo
Design de Moda
Ópera
Reinterpretação
Upcycling
Data: 2022
Editora: IPCB. ESART
Citação: SILVA, Carlos Daniel Teixeira da [et al.] (2022) - Castel costumes : figurinismo. Castelo Branco : IPCB. ESART. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil.
Resumo: Neste projeto, foram desenvolvidos figurinos e elementos de cenografia para duas óperas distintas, realizadas em datas diferentes. Em ambas as óperas, todos os figurinos foram criados pelo grupo deste projeto, sendo que houve abordagens diferentes para cada uma. Foi de extrema importância ser realizada uma pesquisa prévia sobre a história do teatro e do figurino, sobre como os esboços para figurinos são elaborados, a noção de desenho de figurino, os materiais a utilizar e a ligação entre figurinismo e design de moda. Todas estas noções foram necessárias cultivar, para adquirir uma melhor compreensão o sobre o papel do figurinista e do figurino, assim como a sua evolução ao longo do tempo e as suas várias vertentes Tanto para uma ópera como para a outra, houve a igual necessidade de ser realizada uma pesquisa por parte dos elementos do grupo sobre os contextos históricos, geográficos e de época de cada uma. Esta pesquisa teve como finalidade recolher diversos dados que pudessem ajudar no desenvolvimento criativo e prático dos figurinos, sempre com a preocupação de fazer-se dar uma simbiose entre o que é a linguagem de época e a contemporânea. Em ambas as óperas foram criadas metodologias de trabalho, que melhor se adequassem a cada uma, sendo que para a primeira ópera, os figurinos desenvolveram-se sobretudo à base do upcycling de roupas usadas, também para ir de encontro com a atmosfera da narrativa, enquanto na segunda ópera, houve a necessidade de criar os figurinos de forma mais pragmática, recorrendo então a peças mais simples e com uma linguagem semelhante para as diversas personagens, criando uma linguagem simbólica comum.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3901
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Moda e Têxtil

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