Título: Realização de censos e gestão de habitats de veado e javali na zona de caça turística da Herdade do Galisteu (processo n.º 627)
Autor: Calha, Guilherme António Bengala
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Fernando José De Queirós Alves
Vieira, António Manuel Marcelino
Palavras-chave: Veado
Floresta
Javali
Habitats
Censos
Caça
Data: 2022
Editora: IPCB. ESA
Citação: CALHA, Guilherme António Bengala (2022) - Realização de censos e gestão de habitats de veado e javali na zona de caça turística da Herdade do Galisteu (processo n.º 627). Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.
Resumo: Com a realização deste trabalho, pretendeu identificar-se os fatores limitantes das principais espécies nesta zona de caça, designadamente os associados à disponibilidade de água, alimento e refúgio. Realizaram-se através do método de censo aplicado, contagens em pontos-chave, estimando-se assim as populações de veado e javali que ocorrem na Herdade do Galisteu. Durante o estágio, foram acompanhadas todas as atividades envolventes à gestão cinegética, principalmente maneio alimentar e maneio produtivo. A produção de veados e javalis destina-se à exploração pelos processos de espera, aproximação e montaria. Procura-se a melhor rentabilidade respeitando as limitações do meio em termos de produção de alimento e de preservação do coberto vegetal. Em função dos dados recolhidos, foram propostas ações de gestão que poderão passar pela criação de novas áreas agrícolas específicas, gestão dos recursos hídricos e outras ações de maneio da vegetação que se consideraram relevantes para a saúde e bem-estar animal. O trabalho apresenta também as características técnicas das intervenções preconizadas, bem como a sua localização cartográfica.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29554TFCA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3842
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Guilherme António Bengala Calha_29554TFCA.pdf143,78 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons