Realização de censos e gestão de habitats de veado e javali na zona de caça turística da Herdade do Galisteu (processo n.º 627)
Data
2022
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Com a realização deste trabalho, pretendeu identificar-se os fatores limitantes das principais espécies nesta zona de caça, designadamente os associados à disponibilidade de água, alimento e refúgio.
Realizaram-se através do método de censo aplicado, contagens em pontos-chave, estimando-se assim as populações de veado e javali que ocorrem na Herdade do Galisteu. Durante o estágio, foram acompanhadas todas as atividades envolventes à gestão cinegética, principalmente maneio alimentar e maneio produtivo.
A produção de veados e javalis destina-se à exploração pelos processos de espera, aproximação e montaria. Procura-se a melhor rentabilidade respeitando as limitações do meio em termos de produção de alimento e de preservação do coberto vegetal.
Em função dos dados recolhidos, foram propostas ações de gestão que poderão passar pela criação de novas áreas agrícolas específicas, gestão dos recursos hídricos e outras ações de maneio da vegetação que se consideraram relevantes para a saúde e bem-estar animal. O trabalho apresenta também as características técnicas das intervenções preconizadas, bem como a sua localização cartográfica.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29554TFCA.
Palavras-chave
Veado , Floresta , Javali , Habitats , Censos , Caça
Citação
CALHA, Guilherme António Bengala (2022) - Realização de censos e gestão de habitats de veado e javali na zona de caça turística da Herdade do Galisteu (processo n.º 627). Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.