Identificação de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum, L.) com utilização de marcadores moleculares do tipo microssatélites

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Neste trabalho pretendeu-se fazer a identificação de 20 cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.), inscritas no catálogo comunitário de variedades, através de marcadores moleculares do tipo microssatélites. Após extracção de DNA, foram analisados 7 diferentes loci. Após amplificação por PCR, os fragmentos resultantes foram separados em gel de agarose MS-8 a 3,5% (w/v) em tampão TBE, 90 V/h, com coloração com brometo de etídio. Os géis foram analisados pela presença/ ausência de bandas e construção de tabela com código binário. Para cada locus foi calculado o valor PIC. Os dados foram processados com o software estatístico NTSYS-pc, com utilização do módulo SIMQUAL e coeficiente de similaridade de Jaccard, seguido de análise de cluster UPGMA. Um dos loci estudados era monomórfico. Da análise de 6 loci polimórficos foi possível fazer a distinção de quase todas as cultivares estudadas. Os loci mais informativos foram AB53 e AD61. O dendrograma UPGMA revela dois grupos principais. No segundo grupo, a cultivar Grisel aparece isolada, geneticamente afastada das restantes. Verificou-se um baixo número de loci heterozigóticos o que é consentâneo com a natureza autogâmica da espécie.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27228TFCEBA.

Palavras-chave

Extracção de DNA , Microssatélites , PCR (Reacção em Cadeia da Polimerase) , Eletroforese

Citação

HENRIQUES, Nuno Filipe Domingues (2011) - Identificação de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum, L.) com utilização de marcadores moleculares do tipo microssatélites. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.