Avaliação de critérios químicos de qualidade em azeites portugueses
Date
2021
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
Este trabalho teve como objetivo avaliar os critérios químicos de qualidade em amostras de azeites portugueses, provenientes de lagares ou de superfícies comerciais.
As amostras foram preparadas com a finalidade de determinar a acidez, o índice de peróxidos e as absorvâncias no ultravioleta, determinações que fazem parte dos critérios químicos de qualidade estabelecidos pela Comissão Europeia no regulamento de execução (UE) 2019/1604.
Dos resultados obtidos em cem amostras analisadas podemos concluir que é na acidez que as amostras apresentam piores resultados, já que cerca de 13 % não estão conforme a categoria de “azeite virgem extra” (acidez<0.8%) Relativamente ao critério que avalia a oxidação secundária (K270) 4 % das amostras não estão conforme o limite imposto atualmente.
De uma forma geral e não tendo em conta outros critérios de qualidade e de pureza, podemos considerar que 87% estão conforme a categoria de azeite virgem extra.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29483TFCBA.
Keywords
Acidez, Controlo de qualidade, Espetrofotometria no ultravioleta, Índice de peróxido
Citation
ALMEIDA, Elizabete Gonçalves (2021) - Avaliação de critérios químicos de qualidade em azeites portugueses. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biotecnologia Alimentar.