Título: A problemática do nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), no pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton)
Autor: Luz, Inês Isabel Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Dias, José Bernardino Cardoso
Palavras-chave: Bursaphelenchus xylophilus
Incêndios florestais
Pinus pinaster
Monochamus galloprovincialis
Data: 2021
Editora: IPCB. ESA
Citação: LUZ, Inês Isabel Oliveira da (2021) - A problemática do nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), no pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton). Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.
Resumo: Este trabalho centra-se no aspeto da problemática que constitui o nemátode da madeira do pinheiro que tem vindo a dizimar muitas árvores. Assim, analisam-se estratégias no sentido de evidenciar as melhores formas de gestão da praga para tentar retroceder esta situação para a que era antes de 1998, data em que o nemátodo da madeira do pinheiro deu entrada no nosso país, pela península de Setúbal. Esta entrada deveu-se ao facto de ter existido circulação de material lenhoso infetado através de longas distâncias entre várias regiões do globo. Assim, as estratégias passam por analisar as características dos concelhos em estudo, em que será importante conjugar vários fatores como as características edafo-climáticas, analisar os incêndios nos últimos 20 anos, avaliar as áreas de pinheiro-bravo, entender a associação do NMP e o seu vetor para que, de certa forma, possam ser elaborados mecanismos no sentido de controlar a doença. Estes conhecimentos são importantes para saber como trabalhar a floresta relativamente à gestão e condução de povoamentos bem como a correta utilização/colocação das armadilhas em pontos estratégicos. Para além das armadilhas, o pasto de maturação não permite bons resultados com as mesmas armadilhas, enumerando-se alternativas. Conjugando esta pesquisa com as observações de campo, podem ser abordadas novas questões sobre o comportamento visualizado, quer do inseto-vetor, quer do efeito do fogo após a sua passagem. Para além dos fatores já enunciados, destaca-se também o aumentou do declínio dos pinhais com a conjugação de fatores bióticos e abióticos como os incêndios e outras questões sanitárias.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29470TFCA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3755
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês Isabel Oliveira da Luz_29470TFCA.pdf182,38 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons