Título: Contribuição para o estudo de eficácia de aplicação de fitofármacos em pomar de amendoeiras : influência da densidade de plantação e do equipamento de aplicação
Autor: Primo, Ângelo Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José Sarreira Tomás
Sousa, Nuno Alexandre Valente
Palavras-chave: Eficácia
Densidade
Pulverização
Amendoal
Eficiência
Data: 2021
Editora: IPCB. ESA
Citação: PRIMO, Ângelo Soares (2021) - Contribuição para o estudo de eficácia de aplicação de fitofármacos em pomar de amendoeiras : influência da densidade de plantação e do equipamento de aplicação . Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.
Resumo: A produção comercial de amêndoa (Prunus dulcis L.) tem vindo a verificar um aumento significativo na região da Beira Interior. Desta produção, destacam-se os pomares instalados recentemente pela Veracruz Ventures, tanto na Cova da Beira como na região de Idanha-a-Nova. Os pomares em questão fazem uso de tecnologias avançadas, no que toca à utilização e racionalização de recursos, pelo que todos os aspetos de produção são considerados da maior relevância, não esquecendo os relacionados com os tratamentos fitossanitários com recurso a pulverização. Seguindo esta perspetiva, e com vista a apresentar o estágio desenvolvido na empresa Veracruz Ventures, de forma a obter o grau de licenciado em Agronomia, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi proposto o estudo da eficácia (e se possível eficiência) de aplicação de fitofármacos em pomares de amendoeira com duas densidades de plantas distintas (“povoamentos”), o sistema dito Intensivo, com um compasso de 6 x 4 metros, e o sistema Super Intensivo, com compasso de 3 x 1,25 metros, e utilizando dois equipamentos de pulverização distintos, um pulverizador de pressão de jato transportado com turbina de aspiração normal (Standard) e um pulverizador de pressão de jato transportado, com turbina de aspiração invertida e torre de pulverização. Os ensaios foram realizados na Herdade Carvalhal, situada na Freguesia da Capinha, Concelho do Fundão e basearam-se num delineamento bifatorial (dois povoamentos x dois equipamentos de pulverização), com quatro repetições. Concretamente, os ensaios visaram a avaliação da qualidade de pulverização dos dois equipamentos, nos dois diferentes sistemas de plantação, através da análise de características das gotas depositadas nas diferentes combinações povoamento-equipamento. Mais especificamente, foram analisados o Diâmetro Mediano Volumétrico (VMD), o número de impactos/centímetro quadrado, a percentagem de cobertura dos alvos e o número de gotas em cada alvo. Para isso, foram utilizados alvos de papel hidrosensível distribuídos estrategicamente por diversos pontos das árvores. Após a realização dos ensaios, bem como a análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, à partida, nenhum pulverizador se adapta melhor que outro a qualquer dos povoamentos, porque, pelos resultados destes ensaios, as pulverizações conseguidas não são significativamente diferentes. Quanto ao pulverizador, quando avaliadas as variáveis relativas à qualidade da pulverização, pode-se afirmar, com fundamento, que o pulverizador de pressão de jato transportado convencional apresenta, para condições de aplicação similares, uma maior eficácia e também uma maior eficiência.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29469TFCA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3751
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângelo Soares Primo_29469TFCA.pdf194,3 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons