Título: A etonobotânica das plantas aromáticas e medicinais no concelho de Proença-a-Nova : contributo para uma utilização sustentável
Autor: Ribeiro, Susana Maria Cardoso
Palavras-chave: Etnobotânica
Plantas aromáticas e medicinais (PAM)
Projeto BioAromas
Data: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: RIBEIRO, Susana Maria Cardoso (2011) - A etonobotânica das plantas aromáticas e medicinais no concelho de Proença-a-Nova : contributo para uma utilização sustentável. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho de fim de curso foi realizado no concelho de Proença-a-Nova, Distrito de Castelo Branco e tem como objectivo a recolha dos conhecimentos etnobotânicos relacionados com as utilizações regionais das plantas aromáticas e medicinais. Esta recolha desenvolveu-se no âmbito do Projecto “BioAromas” da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, projecto integrando como parceiros o Município de Proença-a-Nova, Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova e a Escola Superior Agrária de Castelo Branco. O conhecimento popular sobre o uso das plantas aromáticas e medicinais (PAM), no concelho de Proença-a-Nova, foi efectuado através de inquéritos, adquirindo assim, no contacto com as populações, a identificação das plantas e os seus usos. A amostra foi composta por 106 inquiridos, as entrevistas foram realizadas de modo informal, em forma de conversa. Foram identificadas espécies como tendo usos medicinais, aromáticos, alimentares/condimentares e outros usos. As espécies identificadas pertencem a 27 famílias botânicas diferentes. A família mais representada foi a Lamiaceae (Labiatae) e a espécie mais referida foi a Salsa (Petroselinum hortense Hoffmann) da família Apiaceae. Podemos ainda referir que relativamente aos conhecimentos das populações do concelho de Proença-a-Nova sobre este tipo de plantas, são as mulheres as detentoras de maiores conhecimentos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27214TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/374
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_SUS_RIB.pdf181,13 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.