Título: Actividades de gestão e conservação de viveiros florestais no Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Autor: Palaio, Elisabete Maria Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Educação ambiental
Estacaria
Jardim
Sementeira
Viveiros
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: PALAIO, Elizabete Maria Fernandes ( 2007) - Actividades de gestão e conservação de viveiros florestais no Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Os Viveiros Florestais encontram-se associados ao Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, estando estes interligados, constituindo uma importante área para o desenvolvimento de actividades lúdicas e educativas. Neste trabalho encontra-se descrito algumas das actividades realizadas nos viveiros florestais do Parque Botânico da Escola Superior Agrária, entre as quais, propagação de plantas (sementeira e estacaria), envasamento, actividades realizadas no Jardim das Borboletas (limpeza do espaço, plantação e sementeira) e acompanhamento de duas acções de educação ambiental realizadas nos dia 21 e 23 de Março. Na propagação de plantas, encontra-se descrito o método de sementeira e estacaria, bem como o tipo de substratos e contentores utilizados. Durante a sementeira foram utilizados sementes de Pseudotsuga menziesii e Mimosa pudica L.. Nas estacarias foram utilizadas estacas de Ilex aquifolium L. e Prunus laurocervasus L., incluindo a aplicação de IBA (ácido indolbutírico) à base das estacas, em concentrações diferentes. O envasamento descreve o transplante de plantas que se encontravam em contentores e em caixas de poliestireno, as de raiz com torrão e raiz nua.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25614TFCERNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/365
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_ELI_PAL.pdf93,71 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.