Being granular : a study on granular synthesis and visuals

Data

2020

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Editora

IPCB. ESART

Resumo

Este projecto tenta criar um mundo granular através de uma relação directa entre partículas visuais e sonoras. Tira partido das possibilidades da arte audiovisual através da programação, incorporando a interacção como elemento de aproximação entre o utilizador e o produto final. Desta forma, o utilizador poderá controlar parâmetros chave, pertencentes à base da criação sonora e visual, fazendo uma síntese (visual e auditiva) complexa de um modo acessível e intuitivo. O foco deste projecto reside num tipo específico de objectos, neste caso as partículas, e como as mesmas podem ser usadas para gerar sons e gráficos específicos. Através da síntese granular e da programação recorrendo a algoritmos físicos, a ideia é dar “vida” a cada objecto, tornando-o em algo único e mutável mas pertencendo também a um mundo regido por regras que limitam o seu comportamento. É possível assim criar uma linguagem coesa e perceptivel, que vive das pequenas nuances, fruto da individualidade de cada objecto.

Descrição

Palavras-chave

Audiovisual , Interacção , Síntese granular , Algoritmos físicos (em contexto gráfico)

Citação

COUTO, Henrique de Azevedo Costa Machado (2020) - Being granular : a study on granular synthesis and visuals. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Música - Variante de Música Eletrónica e Produção Musical.