Being granular : a study on granular synthesis and visuals
Ficheiros
Data
2020
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESART
Resumo
Este projecto tenta criar um mundo granular através de uma relação directa entre partículas visuais e sonoras.
Tira partido das possibilidades da arte audiovisual através da programação, incorporando a interacção como elemento de aproximação entre o utilizador e o produto final. Desta forma, o utilizador poderá controlar parâmetros chave, pertencentes à base da criação sonora e visual, fazendo uma síntese (visual e auditiva) complexa de um modo acessível e intuitivo.
O foco deste projecto reside num tipo específico de objectos, neste caso as partículas, e como as mesmas podem ser usadas para gerar sons e gráficos específicos. Através da síntese granular e da programação recorrendo a algoritmos físicos, a ideia é dar “vida” a cada objecto, tornando-o em algo único e mutável mas pertencendo também a um mundo regido por regras que limitam o seu comportamento. É possível assim criar uma linguagem coesa e perceptivel, que vive das pequenas nuances, fruto da individualidade de cada objecto.
Descrição
Palavras-chave
Audiovisual , Interacção , Síntese granular , Algoritmos físicos (em contexto gráfico)
Citação
COUTO, Henrique de Azevedo Costa Machado (2020) - Being granular : a study on granular synthesis and visuals. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Música - Variante de Música Eletrónica e Produção Musical.