Título: Enfermagem médica e cirúrgica de animais de companhia : Ovariohisterectomia convencional vs Ovariectomia laparoscópica
Autor: Abreu, Mónica Inês Viana
metadata.dc.contributor.advisor: Matos, Ana Cristina Outeiro Correia de
Pais, Bruno Duarte
Palavras-chave: Ovariohisterectomia convencional
Ovariectomia laparoscópica
Enfermeiro veterinário
Vantagens e desvantagens
Procedimento cirúrgico
Data: 2019
Editora: IPCB. ESA
Citação: ABREU, Mónica Inês Viana (2019) - Enfermagem médica e cirúrgica de animais de companhia : Ovariohisterectomia convencional vs Ovariectomia laparoscópica. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório tem como objetivo abordar, numa primeira fase, o Hospital Veterinário da Figueira da Foz – FozCanis, toda a equipa que o representa assim como os serviços prestados, instalações e equipamentos. São também descritas todas as atividades realizadas durante o período de estágio (620 horas), os animais que foram acompanhados e as respetivas áreas de intervenção. Posteriormente é abordado o tema em questão, Ovariohisterectomia Convencional vs. Ovariectomia Laparoscópica, destacando as principais diferenças entre cada uma, vantagens e desvantagens e o papel do Enfermeiro Veterinário antes, durante e após cada um dos procedimentos cirúrgicos. A esterilização dos animais é uma preocupação constante e, por isso, as técnicas cirúrgicas são aperfeiçoadas e melhoradas ao longo do tempo através do conhecimento crescente e da alta tecnologia que hoje em dia é cada vez mais fácil de ser obtida. Assim, o papel do Enfermeiro Veterinário sofre alterações constantes, na medida em que o auxílio ao Médico Veterinário é cada vez mais imprescindível, o conhecimento dos novos instrumentos e procedimentos cirúrgicos, monitorização anestésica e avaliação da dor e desconforto dos pacientes, com o objetivo de acompanhar atenciosamente os comportamentos animais, tanto no pré-operatório como no seu recobro pós-cirúrgico.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29246TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3521
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mónica Inês Abreu_29246TFCEV.pdf115,79 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons