Título: Homologação dos caminhos de Fátima : caso de estudo : Santuário de Fátima
Autor: Lopes, Ana Sofia Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Neves, João Vasco Matos
Palavras-chave: Comunicação
Simplicidade
Funcionalidade
Auto estima
Segurança
Sinalética
Data: 2019
Editora: IPCB. ESART
Citação: LOPES, Ana Sofia Martins (2019) - Homologação dos caminhos de Fátima : caso de estudo : Santuário de Fátima. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Resumo: O Santuário de Fátima, formalmente construído pela Igreja Católica dedicado à Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova de Iria, Fátima. Todos os anos a devoção e a fé́ convidam imensas pessoas a passarem pelo mesmo, quer seja em peregrinação, quer seja apenas para encontrar um momento de paz. Atualmente o Santuário de Fátima é o maior destino turístico religioso de Portugal. O Santuário foi construído, como já́ anteriormente foi referido, em honra da Nossa Senhora que apareceu aos Pastorinhas em 1917, comemorando em 2017 o centenário das aparições. Ano que proporcionou ao Santuário grande desenvolvimento. Graças ao Santuário, toda a zona da Cova de Iria e arredores ficou brutalmente desenvolvida. Na Cova de Iria, encontramos também, a uns metros do Santuário, a Via Sacra, também chamada de Via Sacra Hungra, que se inicia na rotunda Sul (conhecida também por rotunda dos Pastorinhos) e que termina junto à casa dos Pastorinhos em Aljustrel. Na Via Sacra encontra-se várias passagens, quer da vida de Cristo, quer dos Pastorinhos, resumindo todo o caminho da mesma é o caminho que as três crianças faziam para chegar a casa. Dentro o Santuário encontramos museus e vários espaços de oração. No seu redor existe uma enorme área comercial e hoteleira. Há ainda a possibilidade de uma visita a toda a estas áreas anteriormente referidas, quer seja a partir do comboio turístico querO Santuário é um espaço de fácil acesso, no entanto foi encontrado um problema de comunicação derivado ao excesso de informação desatualizada e não legível. Este espaço tem muito aderência principalmente de um público alvo específico e já com uma fragilidade a nível de compreensão/descodificação de imagem. Pretende-se com este projeto elaborar soluções para diferentes problemas, para isso é elaborada uma pesquisa prévia extensa, abordando vários pontos relevantes à realização do projeto. É elaborado também um estudo de casos, fundamentais para o desenvolvimento da solução do problema em causa, é abordado casos semelhantes ao projeto, deste modo proporciona-se uma facilidade à solução do problema. Tenciona-se então uma melhoria e redução de informação, de modo a realçar a clarificação dos caminhos e informação, a partir de um design atual/contemporâneo. Os resultados deste processo originam numa mudança a nível da atual brochura, uma proposta de um símbolo guia e um melhoramento a nível de sistema sinalético que irão ao encontro das necessidades do público alvo. seja de Tuc Tuc ou táxi.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3441
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual

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