Ecografia abdominal como método complementar de diagnóstico : papel do enfermeiro veterinário
Data
2018
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Este relatório relata as atividades desenvolvidas no Hospital Veterinário BichoMix relativas ao estágio curricular de final de curso realizado entre 30 de abril e 10 de agosto de 2018.
Nesta entidade houve a oportunidade de participar nas várias tarefas desenvolvidas diariamente num hospital veterinário, passando pelos diferentes serviços prestados. Nas consultas participou-se ativamente, assistindo e contendo o animal e por vezes realizando também o exame físico, em cirurgia além de monitorizar a anestesia também houve a oportunidade de auxiliar em vários procedimentos cirúrgicos, no internamento preparou-se a medicação dos animais e atendeu-se ao seu bem-estar, auxiliou-se também na parte imagiológica e nas análises laboratoriais assim como nos banhos e tosquias.
Durante o estágio realizado, houve a oportunidade de assistir a várias ecografias, com isto surgiu o interesse no tema “A ecografia como método complementar de diagnóstico”, assim não será relatado apenas a experiência como estagiária e a casuística do envolvimento no Hospital, mas também a Ecografia e como este exame imagiológico pode auxiliar em diferentes diagnósticos e na deteção de várias patologias nos diversos órgãos.
A Ecografia é usada de modo a produzir imagens de duas dimensões das estruturas internas do animal para fins de diagnóstico médico. As imagens são obtidas colocando uma sonda na superfície do animal e enviando ondas de alta frequência, ultrassons, para a área de interesse, parte destas ondas irão ser refletidas como ecos e voltam para a sonda onde são processadas e transformadas em energia elétrica para visualização em tempo real no ecrã do ecógrafo. A imagem pode ser manipulada pelo operador recorrendo a uma serie de controlos, mudando o ângulo da sonda ou alterando-a.
É um método de imagem médica eficiente para detetar problemas cardíacos e nos órgãos abdominais ou para confirmar gestações, porém estruturas que contenham ar como os pulmões, estômago ou intestinos ou estruturas ósseas dificulta a visualização das estruturas devido a grande diferença de densidades.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29041TFCEV.
Palavras-chave
Ultrassons , Transdutor , Ecografia , Ecogenicidade , Enfermeiro veterinário
Citação
GOMES, Ana Beatriz Martins Belchior (2018) - Ecografia abdominal como método complementar de diagnóstico : papel do enfermeiro veterinário. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.