Título: Avaliação do estado nutricional dos toxicodependentes : utentes do Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco
Outros títulos: Avaliação do estado nutricional dos portadores de trissomia 21 : utentes da APPACDM de Lisboa, Centro Júlia Moreira e Centro de Atividades Ocupacionais da Ajuda.
Autor: Martins, Melissa Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor: João, Dina Raquel Fernandes
Mingacho, Marta Isabel Gregório
Matos, Alexandra
Domingues, Júlia Moreira Isabel
Palavras-chave: Avaliação do Estado Nutricional
Trissomia 21
Ingestão alimentar
Toxicodependência
Data: 2018
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARTINS, Melissa Monteiro (2018) - Avaliação do estado nutricional dos toxicodependentes : utentes do Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco : Avaliação do estado nutricional dos portadores de trissomia 21 : utentes da APPACDM de Lisboa, Centro Júlia Moreira e Centro de Atividades Ocupacionais da Ajuda. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Introdução e objetivos: Verifica-se que existem poucos estudos que abordam o estado nutricional de toxicodependentes, bem como de portadores de trissomia 21, pelo que o presente trabalho tem como objetivo avaliar este parâmetro nestas populações. Metodologia: Em ambas as populações, recorreu-se à avaliação do estado nutricional através da antropometria (Índice de Massa Corporal e do perímetro da cintura) e da composição corporal (bioimpedância). Em toxicodependentes, foi avaliada a ingestão alimentar, através de um questionário de frequência alimentar. Resultados: Toxicodependentes: Amostra constituída por 20 utentes adultos em tratamento, de ambos os géneros, revelando uma prevalência elevada (45%) de sobrepeso e excesso de gordura corporal. A ingestão alimentar revelou-se incompleta (baixa ingestão de hortofrutícolas). Trissomia 21: Amostra constituída por 54 utentes adultos, de ambos os géneros, revelando uma prevalência elevada (79%) de sobrepeso e excesso de gordura corporal. Conclusão: Tanto em toxicodependentes em tratamento como em portadores de trissomia 21, verificou-se uma prevalência elevada de sobrepeso, o que vai de encontro com outros trabalhos. Estes dados reforçam a importância da presença de um profissional de nutrição em instituições que abranjam estas populações.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29024TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3381
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Melissa Martins_29024.pdf92,79 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons