Título: | Projeto de sensibilização sobre o espectro do autismo para crianças de 8/9 anos animação tradicional |
Autor: | Fialho, Magda Isabel Caeiro Fialho |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes de |
Palavras-chave: | Sensibilização Autismo Stop motion Animação tradicional |
Data: | 2018 |
Editora: | IPCB. ESART |
Citação: | FIALHO, Magda Isabel Caeiro Fialho (2018) - Projeto de sensibilização sobre o espectro do autismo para crianças de 8/9 anos animação tradicional. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual. |
Resumo: | O presente projeto pretende sensibilizar as crianças, em idade escolar, para um problema bastante recorrente nos dias de hoje - o autismo. Embora as escolas tentem de várias formas e maneiras dar respostas e arranjar soluções para a integração destes alunos, a verdade é que o autismo é pouco debatido e muito mal explicado às crianças, jovens e adultos. O que se traduz na maioria das vezes em descriminação total destas crianças e jovens. Estamos conscientes de que são necessárias novas estratégias para colmatar este facto. Neste sentido, resolvemos desenvolver uma animação tradicional, cuja temática abordada é o Autismo, para crianças com idades compreendidas entre os 8 /9 anos de idade, objetivando a divulgação e a sensibilização da respetiva temática. O projeto foi desenvolvido em animação tradicional (stopmotion), mais concretamente, na técnica de animação de recortes. A curta-metragem depois de executada foi projetada na escola básica e jardim de infância - EB1/JI dos Canaviais, em Évora. Depois da exibição, foi aplicado um pequeno questionário, onde se pretendia aferir se as crianças tinham compreendido o que era o autismo, e se o vídeo (animação) tinha conseguido passar a mensagem. Das respostas obtidas foi possível perceber que o autismo é ainda uma área desconhecida e pouco abordada nas escolas, apenas duas (2) das crianças conheciam pessoas com autismo, e todas as outras não. Ainda que os projetos de animação, que abordam temáticas sensíveis (autismo), como é o caso da nossa, junto de crianças, parecem ser bem aceites e que facilitam o entendimento por parte destas. Por fim, foi possível perceber, após a apresentação da animação na escola, que o trabalho foi bemsucedido, isto porque as respostas obtidas no questionário, quer em relação ao produto, quer ao seu conteúdo, são positivas. |
Descrição: | Documento disponível na Biblioteca da ESART |
URI: | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3322 |
Tipo de Documento: | Relatório |
Aparece nas colecções: | ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAGDA FIALHO(17).pdf | 39,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons