Título: | Fonte tipográfica como ferramenta na aprendizagem da leitura e da escrita em pré-escolar |
Autor: | Gomes, Adriano Marinheiro |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Luís Miguel Marques |
Palavras-chave: | Fonte tipográfica Educação Pré-Escolar Emergência da leitura e escrita |
Data: | 2018 |
Editora: | IPCB. ESART |
Citação: | GOMES, Adriano Marinheiro (2018) - Fonte tipográfica como ferramenta na aprendizagem da leitura e da escrita em pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual. |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Trabalho de Projeto do Curso de Design da Comunicação e Produção Audiovisual e apresenta uma investigação sobre a fonte tipográfica como ferramenta para a Educação Pré-escolar. Pretende perceber se a fonte tipográfica facilita ou dificulta a aprendizagem da leitura e escrita. O projeto pretende apresentar uma nova visão do Design Tipográfico. Aliando a Educação ao Design fazer uma investigação, pioneira em Portugal, no sentido de compreender de que forma a fonte tipográfica pode influenciar a aprendizagem da leitura e escrita nas crianças. Constato que há uma grande heterogeneidade no percurso infantil e nas diferentes formas de ensino/aprendizagem até à compreensão do princípio alfabético. Daí a importância de um tipo de letra que facilite todo o processo, sendo que este é muito complexo para a criança. O tipo de letra a que a criança tem acesso na escola deverá ter como base um estudo científico sobre a gênese da leitura e escrita e não pode ser criada só porque o tipógrafo considera “bonita/fixe/engraçada” para as crianças. Do ponto de vista investigativo-metodológico recorri, para esta investigação, à metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma atitude de pesquisa, experimentação/ação, análise e reflexão, tendo como público alvo alguns grupos de crianças da rede pública de ensino. O estudo aponta ainda possíveis linhas de investigação futura no sentido de construir um alfabeto de raiz a ser utilizado pelas crianças e docentes. |
URI: | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3321 |
Tipo de Documento: | Relatório |
Aparece nas colecções: | ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano Gomes(10).pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons