Title: Projeto de comunicação e promoção : caso de estudo: Parque Nacional Peneda-Gerês – estudo piloto de Arcos de Valdevez
Authors: Gonçalves, Bruna Oliveira
Barreiros, Inês Lucas Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Neves, João Vasco Matos
Keywords: Design
Comunicação
Promoção
Estratégia
Orientação
Issue Date: 2018
Publisher: IPCB. ESART
Citation: Gonçalves, Bruna Oliveira, e outro (2018) - Projeto de comunicação e promoção : caso de estudo: Parque Nacional Peneda-Gerês – estudo piloto de Arcos de Valdevez. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual.
Abstract: O Parque Nacional da Peneda Gerês é um lugar bastante turístico, bem como todos os concelhos que este abrange. Não só pelo rico conteúdo histórico, paisagístico e de lazer que este possui, como por ser o único Parque Nacional em território Português. É também considerado das melhores áreas naturais da Europa e conta com o estatuto de área protegida em Portugal. No entanto, tem pouca comunicação com o público, falta de coerência na própria identidade, falta de suportes comunicativos e até mesmo a desatualização dos mesmos. Com o objetivo de resolver o problema de comunicação que identificámos no Parque, surgiu a oportunidade de desenvolvermos um projeto, no âmbito de diversas áreas do Design Gráfico, para projeto final de curso. Tentámos com este projeto elaborar soluções diferentes às que estão implementadas. Com isto, elaborámos pesquisa necessária para ter uma perceção do campo de ação dos parques naturais e nacionais. É realizado também um estudo de concorrentes para podermos ter noção do que é existente e podermos posicionar a nossa “marca” da melhor forma. Na parte prática para solucionarmos os problemas que identificámos, os meios impressos, meios digitais e sinalética irão fazer parte da estratégia comunicativa que queremos implementar. Pretende-se com isto, proporcionar ao parque uma melhoria através de um design contemporâneo, funcional e percetível, de modo a melhorar a organização e a divulgação dos seus canais e meios de comunicação. Os resultados deste processo originaram numa subtil mudança na marca gráfica, a realização de um kit de normas, brochura geral do parque, entre outras, uma plataforma online, nomeadamente website, e ainda um sistema de orientação composto por placas de sinalética e sistema pictográfico que vão de encontro às necessidades do Parque.
Description: Documento disponível na Biblioteca da ESART
Peer Reviewed: no
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3317
Document Type: Thesis
Appears in Collections:ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Gonçalves(15).pdf14,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons