Título: Interpretação de resultados microbiológicos de carnes e preparados de carne segundo o regulamento (CE) n.º 1441/2007
Autor: Fonseca, Lúcia Isabel Churra
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Lopes, Vítor Manuel Amaro
Palavras-chave: Carne
Produto à base de carne
E. coli
Salmonella
Data: 2010
Editora: ESA. IPCB
Citação: FONSECA, Lúcia Isabel Churra (2010) - Interpretação de resultados microbiológicos de carnes e preparados de carne segundo o regulamento (CE) n.º 1441/2007. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Este trabalho foi realizado na empresa Aquimisa Consultores Agro-Industriais, Lda., durante o período de Novembro de 2009 a Março de 2010. Os objectivos foram a recolha e tratamento dos resultados das análises microbiológicas ao nível da E. coli e da Salmonella spp., para poder avaliar a qualidade microbiológica dos preparados de carne de quatro empresas, e o estudo da legislação aplicada às carnes e preparados de carne, bem como os seus critérios microbiológicos. Foram estudados os resultados relativos à pesquisa de Salmonella spp. de 1080 amostras no total, das quais 565 também foram estudados os seus resultados relativos à contagem de E. coli. A recolha de dados incidiu sobre os anos de 2008, 2009 e 2010. Através dos resultados da contagem de E. coli conclui-se que 59 resultados apresentavam-se satisfatórios, 50 aceitáveis e 4 insatisfatórios. Relativamente à pesquisa de Salmonella spp. concluiu-se que 213 resultados se apresentavam satisfatórios e 3 insatisfatórios.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26851TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/33
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_LUC_FON.pdf135,58 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.